Roberto Carmona: patrimônio do jornalismo esportivo

Felipe Araujo

O jornalista esportivo Roberto Carmona, nasceu no dia 22 de março de 1936, em São Paulo. Com três anos de idade foi morar no Paraná, onde viveu na adolescência. Antes de se tornar repórter, o Pacaembu já fazia parte de sua história. Saía com seus amigos de Londrina e passava a noite viajando para assistir uma partida de futebol no estádio.

Foi no Pacaembu onde o mais experiente jornalista esportivo, ainda em atividade no Brasil, passou grande parte de sua carreira.Em 1963, Carmona entrou pela primeira vez no Paulo Machado de Carvalho como profissional. A partir daí passou por muitas histórias.Foi no gramado do Pacaembu que ele entrevistou o Rei Pelé pela primeira vez.

O jogo que Carmona se recorda com emoção foi entre Palmeiras e Santos no ano de 1967. Estava presente nas arquibancadas o príncipe sueco Bertil, por isso a partida ficou conhecida como o “Jogo do Príncipe”. Na ocasião, a realeza protagonizou uma história engraçada, perguntou se Pelé era o camisa 10 do time de verde, no caso, Ademir da Guia, porque o jogador do Palmeiras fez uma excelente partida na vitória por 2 a 1 sobre o Santos.

No decorrer da carreira, mais de 40% dos jogos que transmitiu foram disputados no Pacaembu, por isso a identificação com o estádio que comemora 70 anos no próximo dia 27. O experiente jornalista o define o local como simpático e acolhedor e muito bom para assistir aos jogos, de qualquer lugar da arquibancada. E mais, assim como em 1950, gostaria muito de vê-lo sediando partidas da Copa do Mundo, pois é um estádio com referência internacional.