Pesquisa realizada por fisiologistas do COTP recebe prêmio

A técnica do pré-condicionamento isquêmico tem trazido efeitos positivos para atletas em competições

 

 

Fisiologistas que desenvolvem há um ano a pesquisa do pré-condicionamento isquêmico em atletas no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa apresentaram na última sexta feira, 4, a técnica no Congresso Internacional de Ciência e Esporte na UNICAMP, ficando entre as três primeiras colocações.

Os fisiologistas Thiago Lopes, Felipe Freitas, Antônio Carlos da Silva, Thiago Ferreira, José Succi, Said Rabanni, compõem a pesquisa, juntamente com o orientador Bruno Moreira Silva. Com a apresentação oral de Thiago Lopes e visual com o pôster de Thiago Ferreira, a pesquisa feita pelos fisiologistas mostrou que os efeitos do pré-condicionamento isquêmico trouxeram de início resultados positivos no desempenho de atletas em competições. “Os resultados ainda são preliminares. Queremos melhorar o desempenho dos atletas de uma forma diferente, e essa técnica pode ajudar antes das competições como forma de estratégia, principalmente nos esportes coletivos”, comenta Thiago Lopes, um dos integrantes da pesquisa.

A técnica foi estudada pela primeira vez com ciclistas na Holanda, com a qual foi obtida uma melhora significativa em testes de resistência. Com os resultados gerados até agora no Brasil, mostra que o desempenho dos atletas também pode melhorar nos esportes coletivos. Esta mesma técnica está sendo aplicada na natação, que já trouxe resultados positivos em provas de 100 metros, e agora está sendo testada em provas mais longas, que também está trazendo boas respostas.

O prêmio da pesquisa traz grande importância para os fisiologistas do COTP. “O reconhecimento pode nos colocar cada vez mais próximos da área geral da Educação física”, explica Thiago Ferreira.

O pré-condicionamento isquêmico baseia-se em usar um aparelho de pressão na perna, inflando-o e desinflando-o diversas vezes durante 40 minutos, visando a preparação dos músculos da perna do atleta antes de competir.

O Laboratório de Fisiologia do Exercício do COTP busca medidas para melhorias da qualidade física do atleta do Centro Olímpico, realizando testes e aperfeiçoando cada vez mais a qualidade dos treinos dos atletas para as mais variadas competições.

 

Texto: Bianca Yukari Horimoto - bhorimoto@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

 

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!