Quartas de final agitam o Centro Esportivo da Vila Guarani

Com times empenhados, e com o apoio das torcidas, os meninos lutaram pela permanência no campeonato

A manhã do Centro Esportivo Vila Guarani, no último sábado (12), foi marcada por mais uma fase da Copa SP 14. Os meninos, desta vez, tiveram que batalhar por uma vitória que os aproximam cada vez mais da final, no Pacaembu. Os quatro jogos foram emocionantes e demonstraram o empenho e a ânsia de todos os envolvidos para a conquista da taça.

Antes de adentrar em campo, a oração dos meninos no vestiário aquecia a mente e o corpo, para mais uma batalha prestes a ser travada dentro das quatro linhas. Grécia (Lapa) e Costa do Marfim (Cidade Ademar) foram as primeiras a disputarem uma vaga para o prosseguimento na competição. Noé, o técnico da Grécia afirmou: “Todos os jogos para eles são como uma final”.

“Vamos jogar, moleque!”; “Toca a bola!”; “Professor, aqui é torcida!”; eram os gritos ouvidos da arquibancada. Pais, amigos e familiares estavam entusiasmados e não deixavam de apoiar a molecada um segundo sequer. A vibração foi tão positiva que o time da Lapa dominou todo primeiro tempo, abrindo o placar com o camisa 5, Lucas de Andrade. Mesmo com todo domínio do time da região norte de São Paulo (Grécia), Cidade Ademar (Costa do Marfim) não se deu por vencido e empatou o jogo com um gol do capitão, Murilo Henrique, o camisa 8.

O segundo tempo foi decisivo para os dois times. As torcidas cobravam mais empenho dos jogadores, que demonstravam ansiedade e vontade de levar para casa mais uma vitória. “Você veio aqui para perder?” indagava o torcedor da Costa do Marfim. A resposta veio com o gol de virada, pelo camisa 10, Vinicius, admirador de Didier Drogba, mostrando que o time não estava de brincadeira. O apitou final confirmou o time da Zona Sul (Costa do Marfim) paulistana nas semifinais do campeonato, por um placar de 2 a 1.

A segunda partida trouxe os meninos da Nigéria (Itaim Paulista) contra os da Bélgica (Santana). A garotada do bairro da Zona leste (Nigéria) via neste jogo a possibilidade de chegar cada vez mais perto de um grande sonho: Jogar no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, para os íntimos, Pacaembu. Os garotos da Bélgica (Santana), bem instruídos pelo professor Cosme, entraram em campo com o mesmo desejo.

Nas arquibancadas do CE Vila Guarani, as torcidas se revezavam entre gritos de animação e cobrança, sendo assim, uma inspiração maior para os garotos iniciantes. A equipe da Nigéria detinha uma curiosidade sobre si, o banco de reserva estava vazio, sem nenhum reforço, caso fosse necessário. “Vamos jogar na raça, iremos para cima”, declarava o professor Ricardo, entre um ápice de ânimo e nervosismo perante a partida que se iniciava.

O primeiro tempo foi tranquilo e não arrancou nenhum grito de gol dos presentes. A segunda etapa, marcada pelo pressionamento de ambos, garantiu apenas a vitória da equipe do Itaim Paulista. O camisa 20, Vitor Santos, após uma bela jogada, foi feliz em marcar um gol importante e representativo para seu time. Sendo assim, com um placar magro de 1x0, Nigéria foi para casa com o pensamento no próximo jogo, que ocorrerá no Clube Juventus.

Dando continuidade ao campeonato, às 10 horas, os times do México (Pirituba) e França (Capela do Socorro) se apresentaram para mais uma partida decisiva. Empolgados e visando a final, os meninos com uniforme, e demonstrando boa preparação, entraram em campo com espírito de jogadores profissionais.
Os 25 primeiros minutos da competição não foram marcados por nenhum gol que agitasse a torcida. Apenas no segundo tempo, o vice-artilheiro do time, camisa 19 e admirador do mexicano Chicharito Hernández, João Pedro, abriu o placar para a equipe de Pirituba, que segurou até o final, saindo com a vitória de 1x0.

O último jogo das quartas foi protagonizado pelos times da Holanda (Ermelino Matarazzo) e Austrália (Vila Maria). Iniciado a partir das 11 horas, a temperatura ambiente indicava que seria um jogo quente, tanto pela presença do sol, quanto pela disputa dos meninos, mesclada com agitação das torcidas.

Se torcida ganhasse jogo, Holanda sairia em disparada. A preparação da comunidade contou com balões, bandeiras, gritos de garra e presença ilustre do cônsul geral adjunto do Reino dos Países Baixos, o holandês Rogier Van Tooren. Mas o futebol é feito dentro das quatro linhas, e quem melhor domina este espaço sai vencedor.

Sendo assim, no primeiro minuto de partida, o jogador da equipe australiana dominou a bola e abriu o placar para seu time. O camisa 7, André Araujo, fez um dos gols mais rápidos da competição, dando um gás a mais para o prosseguimento do jogo.

Mesmo em desvantagem, o time do Ermelino Matarazzo não se entregou perante o time da Vila Maria. A insistência em igualar e ultrapassar o placar rendeu-lhe um pênalti decisivo nesta competição. Mas para a infelicidade dos holandeses, e felicidade dos australianos, o goleiro adivinhou o local, sem dar chances ao time das cores laranja, branco e azul.

Jogando melhor e mais solto, o time da Austrália arrancou para o segundo gol, também realizado pelo camisa 7. O menino, que tem como ídolo o jogador Ronaldinho Gaúcho, saiu feliz por ter conseguido dar a sua equipe a chance de se aproximar à final. Com um placar de 2x0 os meninos da vila seguem na competição, aguardando a próxima disputa.

As semifinais serão no dia 26 de abril, no estádio do Clube Juventus. As quatro equipes -Costa do Marfim, Nigéria, México e Austrália, se enfrentarão para que dois saiam de lá com os olhos na final.

A Copa SP 14 é uma competição da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, que possui os moldes da Copa do Mundo da FIFA. As 32 subprefeituras representam 32 países participantes da maior competição de futebol existente. Meninos de 13 e 14 anos, num total de 680 jogadores de toda cidade paulistana, enfrentam-se com intuito de levar para casa a taça do campeonato. A final e a disputa do terceiro lugar ocorrerão no dia 3 de maio, no Estádio do Pacaembu.

 

Texto: Ludmilla Florencio - ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro- fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br


Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!