Brasil empata, Espanha perde e Chile goleia: emoção na primeira rodada da Copa SP14

A primeira rodada da Copa SP14, realizada no sábado, teve 16 partidas, 69 gols, média de 4,3 por jogo, apenas dois empates e nenhum zero a zero. O campeonato é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, como parte das ações da cidade de São Paulo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. São 32 seleções, formadas pelos melhores jogadores das subprefeituras, cada uma representando um país que virá para o mundial da FIFA. “Não é um campeonato entre times de várzea, mas sim entre seleções formadas ao longo de dois meses em peneiras e seletivas coordenadas por técnicos e supervisores de esportes de cada subprefeitura paulistana”, enfatiza Fábio Brandão, coordenador técnico da Copa SP14. Além de estarem na escola, os meninos devem ter no máximo 14 anos.

Para definir qual subprefeitura iria representar cada país foram adotados três critérios: afinidade cultural, como a existência de colônia estrangeira na região — caso de Santo Amaro e Alemanha –, projeto social em desenvolvimento, o que acontece entre a Holanda e a subprefeitura de Ermelino Matarazzo, e sorteio, o que proporcionou encontros inusitados, como Jabaquara e Argélia, Rússia com o Sapopemba, Casa Verde e Irã, Capela do Socorro e França e Inglaterra sendo defendida pela Freguesia do Ó.

A Copa SP14 terá ainda duas rodadas da primeira fase – dias 22 e 29 de março. Depois, sempre aos sábados pela manhã, as oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais, sendo que as duas últimas partidas, em 3 de maio, serão no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. “Mais importante que os resultados, é a possibilidade de promovermos a aproximação cultural entre as comunidades de toda a cidade e esses países que virão para a Copa. São 680 garotos de todos os cantos da capital, motivados pela prática esportiva associada ao mundial de futebol”, lembra o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene.

Destaques — A Copa SP14 foi oficialmente aberta com a partida entre o Brasil (Jaçanã) e a Suíça (Sé), que terminou empatada em um gol. Os outros destaques foram os sete placares elásticos entre Equador/Itaquera que venceu a Coréia do Sul/Penha por 4 a 1; mesmo resultado favorável aos portugueses do M´Boi Mirim contra os americanos de Parelheiros e também dos costa-riquenses de Aricanduva contra os croatas da Vila Prudente. Os maiores placares, contudo, foram entre a Inglaterra/Freguesia do Ó que venceu Irã/Casa Verde por 6 a 1, mesmo placar favorável à Bósnia/São Mateus contra Camarões/Cidade Tiradentes, Pirituba/México que fez 6 a 0 nos argentinos de Perus e o Chile/Campo Limpo que ganhou de Gana/Butantã por 11 a 0. Já no “clássico europeu”, os atuais campeões do mundo da FIFA, os espanhóis da Vila Mariana, foram derrotados pelos alemães de Santo Amaro: 3 a 1. Veja abaixo os jogos da próxima rodada:


Contatos:
(11) 3396-6574/ 6509/ 6575
esportessaopaulo@prefeitura.sp.gov.br