Centros esportivos municipais celebram o Dia Internacional da Mulher

Palestras, aulas de dança e espaços da beleza estão na programação do dia 08 de março

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) programou diversas atividades especiais para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Assim como os eventos gerais do ano passado, o Dia Internacional da Mulher Esporte acontece em todos os centros esportivos municipais e visa tornar os espaços públicos de São Paulo mais conhecidos. Palestras, aulas de dança, espaço da beleza e aulas abertas de esportes variados são algumas das opções para aproveitar o dia 08 de março nos clubes públicos da cidade.

No CE Ipiranga, na zona sul, será possível confeccionar jogos, praticar pintura em tecido, participar da oficina da memória. Massagem, reflexologia e exames médicos e dermatológicos também serão oferecidos no local. No CE Raul Tabajara, localizado na região central, a programação será voltada para toda a família: brinquedoteca ao ar livre, escultura com bexigas, pintura facial, varal de pinturas, atividades físicas para cadeirantes, caminhada e ginástica são algumas das atrações no clube.

Na zona leste, o CE Parque do Carmo vai promover uma sessão de cinema com pipoca para o público presente. No CE José Bonifácio, as mulheres presentes vão participar de uma aula aberta de yoga. Na Mooca, as participantes poderão participar de um campeonato de tênis e de uma aula aberta de ritmos.

Do outro lado da cidade, na zona oeste, o CE Mário Moraes terá piscina de bolinhas, cama elástica, além de uma oficina de orientação e distribuição de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis. No CE Mandaqui, zona norte, o destaque será a oficina de beleza, que contará com corte de cabelo, escova, penteados, limpeza de pele e pintura de unhas. No CE Darcy Reis, na Vila Guilherme, haverá gincana de danças e palestra sobre atividade física na terceira idade.

“A mulher está cada vez mais envolvida com o meio esportivo e na sociedade em geral. Queremos prestar uma homenagem às mulheres, com muita alegria, amor e vibração. Vamos movimentar todas as mulheres de São Paulo nesse dia”, declara Paulo Pavan, coordenador de gestão estratégica de equipamentos da SEME.

Data histórica

A origem do Dia Internacional da Mulher é do século 19, quando operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve em 1857, na cidade de Nova Iorque (EUA). As reivindicações incluíam redução na carga horária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente profissional. Para reprimir aquele ato, as manifestantes foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Pelo menos 130 mulheres morreram.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, decidiu-se que o dia 08 de março seria reconhecido como o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.

Confira a programação completa do Dia Internacional da Mulher nos centros esportivos municipais:

Jd. Cabuçu Vila Guilherme Jaguaré
Jalisco Juscelino Kubistchek José Bonifácio
Mandaqui Jardim Celeste Mooca
Parque do Carmo Jardim São Vicente Raul Tabajara
Taipas Teotônio Vilela Tiquatira
Tiradentes Vila Alpina Ipiranga
Vila Carioca Vila Independência Vila Guarani
Vila Maria Ibirapuera  São Mateus
 Perus  Jack Marin  Gerdy Gomes
 José de Anchieta Jardim São Paulo  Cambuci 
Santo Amaro  Freguesia do Ó Santana
Jardim Sabará   Vila Brasilândia  José de Anchieta
 Pirituba Vila Curuçá   Casa Verde
 Lapa Tatuapé   Butantã
Campo Limpo     
     

 

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!