Passeio Ciclístico comemora 462 anos de Santo Amaro

Evento é promovido pelo SESC e acontece em 18 de janeiro

No próximo sábado (18 de janeiro), um grupo de ciclistas percorrerá 25 km na ciclovia do rio Pinheiros e em ruas de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. O evento começa às 15h30 e é promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Os objetivos são comemorar os 462 anos do bairro e estimular a reflexão para o uso responsável da bicicleta.

O percurso possui aproximadamente 25 km e duração estimada de três horas. A concentração dos ciclistas acontece em frente ao SESC Santo Amaro. Os ciclistas seguirão até o acesso da Rua Miguel Yunes e vão pedalar em direção a estação Santo Amaro da CPTM para acessar a ciclovia do rio Pinheiros. Os participantes serão acompanhados pelos técnicos do SESC. O uso do capacete é obrigatório. A atividade faz parte do programa SESC Verão 2014.

Bairro foi um município independente até o início do século XX

Santo Amaro foi um município independente da cidade de São Paulo até 1935. O antigo município originou-se de uma aldeia de índios guaianases fixada à beira do rio Jeribatiba. Em uma de suas visitas a aldeia, o jesuíta José de Anchieta percebeu que o local poderia se transformar em um povoado devido ao número de índios catequizados e a presença de colonos na região. Em 1686, o bispo do Rio de Janeiro, D. José E. Barros Alarcão, elevou o povoado a categoria de freguesia.

A primeira colônia de imigrantes alemães do Estado de São Paulo instaurou-se na freguesia de Santo Amaro em 1829. Colônia, um dos bairros do distrito de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, conserva traços desta época até os dias atuais. Quatro anos depois, o eleitorado paroquial elegeu sete vereadores para o Legislativo de Santo Amaro. A determinação foi feita pela Câmara Municipal de São Paulo.

Em 22 de fevereiro de 1935, um decreto extinguiu o município de Santo Amaro. A justificativa apresentada pela prefeitura era baseada no plano geral de urbanismo de São Paulo, documento que comprovava a importância do local como bairro da cidade. Um dos argumentos apresentados para esta transição foi a declaração de extinção de responsabilidade para com o Tesouro do Estado, feita por Santo Amaro em 1931.

Atualmente, o Largo 13 de Maio, a Praça Floriano Peixoto e o Antigo Mercado Velho de Santo Amaro são alguns dos eixos turísticos e históricos do bairro. Outros pontos importantes do antigo município, como Parelheiros e a região de Cupecê foram transformados em outras subprefeituras da cidade de São Paulo.

Serviço:

Passeio Ciclístico – Santo Amaro e seus 462 anos

Data: 18/01/2014
Horário: a partir das 15h30
Largada: SESC Santo Amaro
Endereço: Rua Padre José Maria, s/nº
Percurso: 25 km (ida e volta)
Tempo estimado: 3h

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Ana Paula Feitosa/ SESC

Imagem 2 - Retirada deste site

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!