Consciência Negra é tema de evento especial dos Centros Esportivos Municipais

Atividades lúdicas, esportivas, palestras e apresentações artísticas estão na programação do dia 16 de novembro

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, como forma de homenagem a Zumbi dos Palmares (morto na mesma data, no ano de 1695) e para marcar a luta contra o preconceito e a importância dos negros na cultura nacional.

A SEME, em parceria com a SEPIR (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) já está incumbida de “fomentar o pleno acesso da população negra às práticas desportivas, consolidando o esporte e o lazer como direitos sociais.” Para tal, os Centros Esportivos Municipais oferecem gratuitamente à população aulas de Capoeira, um esporte genuinamente brasileiro, e até 2016 serão propostas e apresentadas outras ações para o grupo de trabalho da Portaria Intersecretarial. Clique aqui e saiba mais.

Além disso, para comemorar o Dia da Consciência Negra, os Centros Esportivos prepararam uma programação especial, recheada de atividades lúdicas, esportivas, palestras e apresentações artísticas. A capoeira também estará presente em vários Clubes, seja através de oficinas, demonstrações ou aulas abertas. O evento será no dia 16 de novembro.

Na Casa Verde, por exemplo, o público poderá assistir e participar de apresentações de samba rock, samba, maracatu e rap, do espaço da cultura negra (com fotos, esculturas e objetos históricos) e de um almoço tipicamente baiano. Em Pirituba, um bate-papo com lideranças negras da região e recreação na piscina são os destaques.

No Centro Esportivo Vila Independência, haverá capoeira com o grupo Renascidos da Senzala e convidados, jogos dos lençóis com bexigas e caça ao tesouro, ambas as brincadeiras com brindes para os participantes. E no Mandaqui, as atrações principais são a oficina de pintura, a contação de histórias com a temática “Zumbi dos Palmares” e a culinária africana, com o preparo de pratos típicos do continente.

Para participar das atividades, não é necessário obter a carteirinha dos Clubes, basta ir até o local de sua preferência e entrar na festa! Confira abaixo a programação de todos os Centros Esportivos para o Dia da Consciência Negra.
 

Anchieta Casa Verde Cambuci
Ibirapuera Taipas Mário Moraes
Tiradentes Vila Independência Parque do Carmo
Vila Alpina Santo Amaro Ipiranga
Raul Tabajara Jack Marin Jalisco
Juscelino Kubitschek São Mateus São Vicente
 Tatuapé  Pirituba  Vila Manchester
 Lapa    
     
     
     
     
     
     
     


Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Arte:
SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!