Centros Esportivos funcionam durante 34 horas ininterruptas no Revirando a Virada

Clubes disponibilizam estrutura e materiais para prática esportiva e recreativa gratuita; programa conta com o apoio da GCM

Uma semana após a sétima edição da Virada Esportiva, dez centros esportivos começaram a funcionar durante 34 horas ininterruptas. O Programa Revirando a Virada, iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação para a prática esportiva e recreativa em horários alternativos, contou com cerca de 150 participantes em sua semana de estreia.

A iniciativa conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com a disponibilização de uma viatura por local durante a madrugada, além da atuação de empresas terceirizadas de segurança, que atuam nos clubes 24 horas por dia. Além da segurança, o Revirando a Virada também conta com uma ambulância por região.

No Centro Esportivo Cambuci, localizado no centro de São Paulo, o tênis de mesa foi o programa da garotada no início da noite. Otonei Dantas, de 13 anos, assistia a uma partida disputada pelos seus amigos enquanto esperava sua vez para jogar: “a ideia do Revirando a Virada é legal para as pessoas que não estão acostumadas a praticar esportes, isso se torna uma alternativa. Foi uma boa ideia”, avalia o garoto.

Luana Lúcio, uma das monitoras que atua no programa, compartilha da mesma opinião: “Para a população, o Revirando a Virada é ótimo. O paulistano trabalha muito, então acabou essa desculpa de quem não há horário e local para a prática esportiva. Se correr na rua a noite ainda é considerado perigoso, a pessoa pode correr no centro esportivo”, afirma a profissional de Educação Física. Luana, em conjunto com outros dois monitores do clube, planeja atividades na brinquedoteca e o lançamento do playground noturno para o Revirando a Virada.

Liberdade e diversidade

Danças, circuitos, caça ao tesouro, acantonamento e cinema. Essas são algumas das atividades que o Balneário Jalisco, localizado no Jabaquara, vai oferecer nos próximos finais de semana para revirar a Virada. Na primeira semana, o clima foi de planejamento: “nossa intenção é oferecer atividades voltadas ao lazer e a recreação, fugindo das aulas dadas durante a semana”, relata Marcelo Duarte, um dos monitores que atuam no Jalisco. “O acantonamento ocorreu na Virada Esportiva e foi um verdadeiro sucesso. No final da atividade, as crianças nem queriam ir para casa”, relembra Natalino Braúna, coordenador do clube.

Na região do Ipiranga, o Centro Esportivo Vila Carioca ofereceu futsal, peteca, corda, baralho, dominó, damas, além de bolas de basquete e vôlei. Apesar do pouco movimento, o coordenador Graciano Lima demonstra otimismo: “Estamos plantando sementes para o futuro. No início, é normal não contar com a casa cheia. Com o tempo, o programa vai se consolidando”, destaca.

Uma opção oferecida pelo Revirando a Virada é a liberdade para escolher um programa esportivo. Além das atividades propostas pelos monitores, quem vai aos clubes nesses horários também pode utilizar gratuitamente a estrutura e materiais oferecidos pelos locais.

Até o final de 2016, cada uma das 31 subprefeituras vai receber o Revirando a Virada. Atualmente, além dos dez centros esportivos municipais, o Parque Ibirapuera também funciona 24h nos finais de semana.

Confira os locais que já recebem o programa:

REGIÃO CENTRAL
CENTRO ESPORTIVO CAMBUCI

Avenida Lins de Vasconcelos, 804 - Cambuci
Fone: 3209-0995

ZONA OESTE
CENTRO ESPORTIVO BUTANTÃ

Rua Hernani da G. Correa, 367 – Butantã
Fone: 3721-5711

ZONA NORTE
CENTRO ESPORTIVO FREGUESIA DO Ó

Rua Jacutiba,167 – Freguesia do Ó
Fone: 3975-7569
CENTRO ESPORTIVO JARDIM SÃO PAULO
Rua Viri, 425 – Jd. São Paulo
Fone: 2973-5390

ZONA LESTE
CENTRO ESPORTIVO TEOTÔNIO VILELA

Rua Carlo Clausetti, 19 – Sapopemba
Fone: 2143-5340
CENTRO ESPORTIVO JARDIM SÃO VICENTE
Rua Sargento Luís Batista, 83 – São Miguel Paulista
Fone: 2297-1038
CENTRO ESPORTIVO PARQUE DO CARMO
Av. Afonso Sampaio e Souza, 2001
Tel: 2748-7303

ZONA SUL
CENTRO ESPORTIVO CAMPO LIMPO

Rua Cibaúma,54 – Campo Limpo
Fone: 5844-8822
CENTRO ESPORTIVO VILA CARIOCA
Rua Campante, 100 – Vila Carioca
Fone: 2215-5299
CENTRO ESPORTIVO VILA SANTA CATARINA
Rua Rodes, 112 – Vila Santa Catarina
Fone: 5031-6097


Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!