Virada Esportiva invade a zona leste de São Paulo

Bumerangues, balões e pipas foram os destaques da programação do Sesc Itaquera na Virada Esportiva

Foi pensando na possibilidade do esporte aéreo que a coordenação do clube Serviço Social do Comércio (Sesc), em Itaquera, zona leste de São Paulo, escolheu três modalidades para a programação da sétima edição da Virada Esportiva, que aconteceu no último final de semana. Essas modalidades são conhecidas como uma opção de lazer, mas o arremesso de bumerangues, a soltura de pipas e o balonismo também são práticas esportivas.

É natural ver pipas nos ares, bumerangues indo e voltando e balões entre nuvens, mas eles não são considerados atividades físicas. Segundo o coordenador do projeto, Marcelo Macera, a proposta do evento não é somente sugerir que as pessoas freqüentem o clube, mas também alertar das várias maneiras de diversão que elas podem aproveitar. “Temos na cidade os clubes e parques - os espaços públicos estão aí, basta usufruir”, pondera Marcelo.

Durante todo o final de semana, crianças e adultos puderam se divertir com as oficinas de construção, como manejar e praticar os esportes. As crianças foram as que mais aproveitaram, até por ser uma grande novidade para elas. Os pequenos desenvolvem-se pela experiência social, nas interações que estabelecem, desde cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado.

Alguns pais relataram a importância dos filhos terem contato com essas modalidades que estimulam a atividade física. Monica Moretto, administradora na sede do Sesc, participou do projeto com seus dois filhos, um de 16 e outro de 9 anos. “É uma forma de integração das pessoas, da juventude, da sociedade. Leva as crianças a praticar atividades que elas não têm costume hoje em dia, por conta da tecnologia. É um incentivo à prática simples!”, afirma. Já para Luciana Silva, monitora de qualidade, que participou das atividades com seu filho de 5 anos, esse tipo de evento nos clubes é essencial por ter uma importância educativa. O mais marcante de toda a Virada Esportiva foi a interação dos pais com seus filhos. Eles se deliciaram em ver o interesse dos pequenos por atividades e brincadeiras praticadas por eles, quando crianças. Hoje, não é natural ver as práticas das brincadeiras de rua".

Mais sobre as modalidades

A pipa: a primeira pipa no Mundo surgiu na China, cerca de 120 anos antes de Cristo. No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pelas mãos de portugueses, na época da colonização. É conhecida por diversos nomes, dependendo da região do país: arraias, papagaio, pandorga, quadrado, tapioca.

O bumerangue: teve origem em várias partes do Mundo. Durante muito tempo, sempre foi foco de perguntas. Muitos já ouviram falar, e utilizam a palavra para poder fazer referência em objetos que vão e voltam. É associado como um brinquedo de criança. Apesar de muitas informações na mídia, não se sabe ao certo onde verdadeiramente o bumerangue surgiu.

O balão: existe há mais de 2 mil anos, e é popular no Brasil desde os anos 90.
Vale lembrar que essas três modalidades de esporte não podem ser praticadas em qualquer lugar. Há sempre riscos se forem utilizados em locais urbanos. Por isso, é essencial que as pessoas procurem os parques e as dependências onde essas atividades são autorizadas.

Sobre o Clube

As obras do Sesc Itaquera tiveram início em 1982, mas só em 1992 o local foi inaugurado. A unidade preserva a área verde da Mata Atlântica e oferece um parque aquático de 350.000,00 m². Além de espaços para leitura, oficina de cultura, ginásio poliesportivo, etc. O Sesc Itaquera é parte integrante do Parque Do Carmo.

A maioria dos participantes da Virada eram freqüentadores do clube que se interessaram em aprender novos esportes. Embora muitas pessoas já os conhecesse, da própria infância, ficaram interessadas pela forma de produção dos objetos.


Texto e fotos: Silene Silva Dias