Virada Esportiva no PET proporciona novas experiências

Público que esteve presente no Parque Esportivo dos Trabalhadores no último final de semana pôde apreciar novas modalidades de esportes por conta da Virada Esportiva

Enquanto o sol intenso dava bom dia aos paulistanos no último sábado, milhares de pessoas se programavam para o maior evento da Prefeitura de São Paulo de incentivo ao esporte, a Virada Esportiva, que começou às 8h de sábado, e terminou às 18h do domingo. Ao todo foram mais de duas mil atividades espalhadas em 200 pontos da capital paulista. Um destes locais, o Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET), localizado no Tatuapé, região leste da cidade, se preparava pra receber o dobro de frequentadores que passam por lá aos finais de semanas comuns.

A Virada Esportiva é um evento que propõe não só o incentivo às práticas esportivas, mas uma reflexão sobre os benefícios que tais atividades proporcionam. Além disso, é uma rica oportunidade de conhecer novos parques, clube-escolas e Centros Unificados Educacionais (CEU’s), que recebem o evento, e também aprender mais sobre outros esportes, que muitas pessoas sequer faziam ideia de que existiam.

No Parque Esportivo do Trabalhador (PET), em particular, onde esta reportagem acompanhou a Virada Esportiva no sábado e domingo, a presença maciça de pessoas que não são do Tatuapé, onde o bairro está localizado, era perceptível. Gente de São Matheus ao Ibirapuera participaram de competições esportivas por lá, desde ginástica olímpica, maratona, jogos de vôlei até atividades na piscina.

Morador da Sapopemba, bairro da zona leste, Felipe Camargo, de 21 anos, e sua equipe de amigos foram participar da Maratona 24 horas que aconteceu no PET, com início às 14h de sábado e término às 14h de domingo. “Esta é a primeira vez que participo da Virada Esportiva. Tem sido uma experiência muito boa porque nos incentiva a sairmos de casa, onde ficamos de frente ao computador sem nos exercitarmos”, conta . “As pessoas são muito sedentárias e a Virada proporciona o incentivo para as pessoas começarem a praticar esporte”, acredita o jovem.

Ariovaldo Inácio Frascar, com seus 64 anos, mostrava todo seu porte atlético e, orgulhoso, comentava de seus resultados. O aposentado foi outro que também participou da maratona 24 horas com a sua equipe. Desde sábado, ele alternava com outros participantes de seu time o percurso da prova. Já havia feito cinco corridas no sábado e mais quatro no domingo, correndo três horas ao todo.

Ariovaldo encontrou na maratona uma válvula de escape para o sedentarismo. Aposentado, não fazia nada. “Ficava em casa vendo televisão, me alimentando mal e engordando”, relembra. Há dois anos decidiu mudar sua vida. Entrou para equipe Marcorrer, e começou a se aperfeiçoar no esporte. Emagreceu 16 quilos, e hoje está no seu peso ideal, de 64 quilos. “Faço acompanhamento médico constante, e tenho uma nutricionista para me auxiliar”, destaca.

Para o maratonista, eventos como a Virada devem servir para despertar a atenção da população em geral da necessidade de se praticar esportes. “É excelente e deveria ter mais vezes ao ano, porque assim as pessoas saem de casa, e não ficam naquela vida sedentária. Além do que o esporte é importantíssimo para as crianças, pois ajudam-nas a saírem das ruas, e fazerem ótimas amizades”, diz Ariovaldo, que faz uma ressalva. “É importante que o incentivo venha de casa. Se o seu filho quiser praticar o esporte que for, ajude-o. Meu pai sempre me incentivou e me direcionou ao esporte”, ressalta o aposentado, que também utilizou da Virada Esportiva como treinamento para o sue próximo foco: A Maratona Internacional de São Paulo. “Esta será a minha primeira maratona. Será uma experiência fantástica para mim, tenho certeza”, diz o atleta, confiante nos resultados positivos.

Parque Esportivo dos Trabalhadores

Se hoje o PET pode receber um evento grandioso como é a Virada Esportiva, muito se dá pelas melhorias que o parque vem recebendo, principalmente desde 2008 quando a administração passou a ser da Prefeitura, e não mais de sindicatos de trabalhadores.

As mudanças foram profundas. Desde a jardinagem até as reformas do barracão e do ginásio poliesportivo, bem como as melhorias nas quadras externas de futsal, a criação de um campo para a prática de Rugby, entre tantas outras.
“Receber a Virada Esportiva nos proporciona mostrar a diversidade do parque, que tanto é um local ecológico, como um centro esportivo. Esta realidade mista nos obriga a fazer uma gestão neste sentido também, que é ficar atento ao lado ecológico, e esportivo”, conta o diretor do PET, Mohamed Murad.

Nos finais de semana, o local recebe entre quatro e cinco mil pessoas, em sua imensa maioria moradores do Tatuapé, bairro em que está localizado, bem próximo do Shopping Anália Franco. Com a Virada Esportiva, a expectativa era que se dobrasse o número de frequentadores, muitos oriundos de outras regiões da cidade. “Com este evento, temos a oportunidade de mostrar o parque para outras pessoas, e para que elas retornem precisamos oferecer toda infra estrutura necessária, e bom atendimento. Incentivo nossos funcionários a dialogarem com os transeuntes para também nos apontar as melhorias que podem ser feitas”, continua Murad.

Com 206 mil metros quadrados, o PET é o quarto maior parque municipal da cidade de São Paulo. Seu tamanho impressiona assim como a diversidade de pessoas que o utilizam. Em um final de semana típico, poderão ser vistos por lá, famílias reunidas para um piquenique, amigos fazendo churrasco, pessoas jogando futebol, outras praticando tênis, basquete, corrida, vôlei, entre outras atividades.

Voluntários

Além de todo o incentivo à prática de esportes que a Virada Esportiva proporciona, outra experiência muito rica que este evento ofereceu foi referente à solidariedade, com trabalhos voluntários. Mais de 400 pessoas se dispuseram a ajudar na organização durante todo o final de semana.

“Um amigo já havia participado como voluntário na última edição da Virada Esportiva. Ele me convidou a fazer este trabalho e eu achei uma boa oportunidade de estreitar minha relação com esportes variados. Uma experiência como esta é muito boa para termos novos aprendizados”, conta o estudante de Educação Física, Douglas Mastrontoniosita, de 19 anos.

Também estudante de Educação Física, Cristiane de Almeida, 34 anos, também decidiu dedicar grande parte de seu domingo para ajudar na organização da Virada Esportiva. “É muito bom começar a participar de eventos esportivos, para eles fazerem parte de nossa rotina. Decidi fazer este trabalho para envolver ainda mais com esportes e conhecer mais sobre eles. Vim para ajudar, para fazer parte”, conta.

Texto e fotos: Marcel Andrade Paulo