Virada atrai milhares de pessoas ao Centro Esportivo Jd. São Paulo

Revoada noturna foi um dos destaques

O bom tempo que fez em São Paulo, no último sábado, atraiu milhares de pessoas que estavam em busca de atividades recreativas para a Virada Esportiva. Foi a sétima edição do evento que surgiu para democratizar o esporte.

O Centro Esportivo Jardim São Paulo, que fica na zona norte da cidade, era um dos mais agitados da noite. No local, aconteceram aulas de dança, revoada de pipas, torneio de truco, cinema, entre outras atividades. Inaugurado em abril de 1970, o Centro Esportivo, foi o primeiro clube escola entregue pela Prefeitura. Com capacidade para receber 250 pessoas por dia, o clube oferece extensa área verde, sala de musculação, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground e piscinas.

Revoada de Pipas

A atração mais esperada da noite era o campeonato de revoadas de pipas noturnas, que é uma disputa pelas melhores pipas de acordo com cada categoria: criatividade, beleza e destaque. Une lazer e a educação do público quanto a soltura correta de pipas e papagaios. As pipas são bem trabalhadas e produzidas com luzes de led, divididas por equipes e que causam grande admiração por parte do público. “Estou adorando, é a primeira vez que estou participando do evento, mas meu marido está sempre empinando pipa. Acho uma complementação educacional para os meus filhos a participação nesses eventos”, diz a advogada Leila Bertini, 31 anos. Ela é moradora da Vila Gustavo, zona norte, e acrescenta que as crianças precisam dessa integração junto aos pais.

Hoje em dia, crianças e adolescentes passam horas em frente ao videogame, computador ou mexendo em celulares e tablets. Isso faz com que não revivam brincadeiras que seus pais praticavam quando tinham sua idade, como soltar pipas. A iniciativa de mudar esse quadro e fazer com que crianças e jovens aprendam essas brincadeiras de forma correta é de Silvio Voce, 48 anos, que criou um evento que mudou o céus da cidade, a revoada noturna “Pipas iluminando os céus de São Paulo”.

“A ideia surgiu em 1992. O primeiro evento foi aqui mesmo, no Jd. São Paulo, em 2011, e fui espalhando para outro locais da cidade. O interessante é que todas as revoadas noturnas contam com a participação de muitas famílias e isso é gratificante”, acentua. “Participamos de todas as edições da Virada e vamos continuar, sempre colaborando com a Secretaria de Esportes”, completa.

O evento começou com apenas um problema: a falta de vento. Mas, no decorrer das atividades, uma forte ventania surgiu, animou os concorrentes e embelezou ainda mais o céu. Havia muitas famílias participando e prestigiando a festa. A dona de casa Adriana Dospir, 36 anos, foi disputar o campeonato atuando pela sua equipe, Ventania, que há 4 anos disputa campeonatos. “O que pode estragar a festa é quando não tem vento e a pipa tem dificuldade para subir, ou a chuva que pode rasgar e quebrar a vareta. Mas fora isso me diverto muito”. Ela leva toda a família nos campeonatos que disputa. “ A torcida deles é importante, é um incentivo a mais e para a minha filha é bom ter esse tipo de lazer e praticar atividades que não tem na escola”, completa. A equipe ventania venceu a disputa na categoria criatividade e ganhou um aparelho de DVD.

E quem nunca utilizou, durante a infância, um papel, bambu e vareta para fazer pipa? É o que disse Alexandre Guedes, 32 anos: “Acho importante eventos assim, que ajudam a desenvolver o crescimento dos meus filhos, eu, por exemplo, ficava na rua o dia todo. Sou pipeiro. Hoje eles não fazem nada do que eu fazia quando tinha essa idade”, lembra. O filho do vendedor, Sidney Guedes, 6 anos, gosta do esporte. “Eu nunca empinei pipa, mas sempre quis empinar. Agora só falta meu pai me ensinar”.

Uma rádio bastante ouvida em todo estado esteve presente na festa, animando e incentivando o esporte. E também foi feita a distribuição de linhas, rabiolas, pipas e carretéis.

Outras atrações do C. E. Jardim São Paulo

Como parte da Virada Esportiva, o Jd. São Paulo também ofereceu torneio de tênis de campo noturno, torneio de truco, jogo de softbol e Cinema Mirante ao ar livre, com a exibição dos filmes “Rio” e “Pelé Eterno”.
 
A aula de step contou com idosas que estavam dispostas, como Nadyr Teixeira, 80 anos, que ganhou um troféu por participar de todas as atividades que o Centro oferece. “Pra mim isso aqui é uma família - tem crianças, jovens e idosos. Acordo cedo, faço minhas atividades e venho para cá. Não tenho preguiça, faço aulas de ioga e alongamento”, diz. Nadyr frequenta o clube desde 2001. “Moro no bairro de Santa Terezinha, mas faço questão de vir, os professores são acolhedores e nos adoram.” Ela sugeriu que a Virada Esportiva acontecesse mais vezes ao ano. “Poderia ser pelo menos três vezes ao ano, todos da região participam e gostam”, acentua.

De acordo com o diretor do Centro Esportivo, Sidney Brito, 42 anos, 1500 pessoas participaram das atividades entre sábado e domingo. “Esse evento é importante, pois as pessoas podem sair com a família e praticar atividades. O campeonato de pipas está acontecendo pela segunda vez, mas ao longo do ano temos atividades como pólo aquático, karatê, judô e outras. O prazer em vir trabalhar é grande, sei que é um desafio, mas é muito gratificante”, conclui.

Aparecida Souza, 75 anos, também participou da aula de step e frequenta o clube há 30 anos. “Venho sempre, pratico todas as atividades e trago meus netos e filhos para me acompanhar. Eles adoram”, diz aos risos.

O Jardim São Paulo é uma das dez instalações do “Revirando a Virada” que ficarão abertas todos os finais de semana a partir do dia 28 de setembro, com atividades de lazer e recreação para todas as idades. Sidney conclui: “A expectativa é grande, foi uma boa sacada do Secretário. As pessoas podem vir tranquilas, pois vamos ter segurança”.


Texto e fotos: Ainah Carvalho