Parque do Carmo recebe a Virada Esportiva

Atividades radicais e infantis animaram o evento

Nos dias 21 e 22 de setembro, aconteceu a sétima edição da Virada Esportiva, um dos maiores eventos de São Paulo, que promoveu mais de duas mil atividades em cerca de 200 locais espalhados por toda a cidade.

Contando com participações de Centros Esportivos Municipais, Centros Educacionais Unificados (CEUs), Unidades do SESC, Parques e Praças, o evento levou a todos um final de semana cultural, com muita atividade física, esportiva, lazer, educação e recreação.

O Parque do Carmo, segundo maior parque de São Paulo, foi a sede do Air Show e recebeu cinco atrações radicais: asa delta, bungee jamp, balão de ar quente, scape shute, snake escalada. O polo ainda contou com a participação especial do Instituto Patrícia Medrado, uma Organização Não Governamental, que tem como missão fundamental contribuir para a formação integral do ser humano, principalmente em situação de vulnerabilidade social, através da prática esportiva, circense e cultural. “A nossa proposta é levar o esporte de uma forma educacional, esporte como inclusão social”, explica Patrícia Medrado, fundadora do Instituto.


Após a Virada Esportiva acontece o programa Revirando a Virada

Nos dias 28 e 29 de setembro, um final de semana após a Virada Esportiva, terá início o Revirando a Virada, na cidade de São Paulo. Dez centros esportivos espalhados por toda cidade e o Parque Ibirapuera passarão a funcionar por 24 horas nos finais de semana.

As atividades a serem desenvolvidas dependem do cronograma de cada unidade. A ideia é que 32 pontos façam parte do projeto. Um dos locais da primeira fase do Revirando a Virada é justamente o C. E. Parque do Carmo.

Localizado próximo ao segundo maior parque de São Paulo, o centro esportivo leva as mais variadas atividades ao público, como futebol de salão, basquete, handebol, alongamento, caminhada, ginástica localizada, yoga ,vôlei adaptado e recreação. Pessoas com deficiências físicas ou intelectuais têm espaço nas atividades.

O Clube também mantém projetos com a terceira idade há sete anos, fazendo um intercâmbio com a UBS da região. “O grupo da terceira idade conta com pessoas dispostas a tudo. Trabalhar com elas nos ajuda a descobrir a parte humana, a sensibilidade que todos temos”, relatam professoras do Centro Esportivo. 

Com o Revirando a Virada, o clube vai ter mais segurança e iluminação, funcionando normalmente todos os dias. “O clube vai estar à disposição dos usuários durante a madrugada, para qualquer tipo de atividade. Segurança e iluminação é no que estamos investindo, com apoio da PM e CZM”, explica Gilberto Pacheco, diretor da unidade.
 


Texto e fotos
: Thalita Sollazzo