Futebol Americano é um dos destaques da Virada Esportiva em São Paulo

Público que foi à Virada teve a oportunidade de conhecer melhor o esporte mais famoso dos Estados Unidos

Esporte, com onze jogadores de cada lado, disputado em campo gramado e tem o nome de futebol. A resposta parece fácil, mas, nesse caso, se trata do Futebol Americano, modalidade esportiva famosa nos Estados Unidos e que cada vez mais ganha espaço no Brasil. Quem esteve presente no clube Joerg Bruder, local que fez parte da sétima Virada Esportiva de São Paulo, nos dias 21 e 22 de setembro, teve a oportunidade de assistir de perto o treinamento do time Spartans Football.

O time, fundado em 2007, treina há um ano no Joerg Bruder. O coordenador do Spartans Roberto Spenelli, 62, entrou no clube um mês após a sua fundação, e para ele o diferencial do Futebol Americano em relação aos outros esportes é a coletividade. “O futebol americano é um esporte que depende dos onze jogadores, quem tiver atletas qualificados em todos setores se sairá melhor.”

Quem acompanhou o treino teve a oportunidade de conhecer algumas curiosidades desse esporte: a bola é oval, o campo é divido em jardas e os jogadores usam equipamentos para proteger o corpo, pois é comum o choque entres esses atletas - inclusive esses choques são devidamente treinados para evitar lesões graves. A atividade ficou mais atrativa ao público que pôde treinar junto com os atletas.

Além do Futebol Americano, o clube Joerg Bruder promoveu outras atividades esportivas voltadas ao público como futsal, boxe, atletismo e natação. Renato Candido de Oliveira, 55, trabalha no clube há 32 anos e vê na Virada Esportiva uma oportunidade de incentivar o público à pratica de esportes. “Muitas pessoas se inscrevem no clube após esse evento, inclusive quem mora aqui perto e não conhece as nossas atividades.”


Texto e fotos:
Fernando Gomes