Piscina semiolímpica no Ipiranga vira grande atração na Virada Esportiva 2013

O Centro Esportivo Vila Carioca contou com o apoio da comunidade e a presença da garotada do bairro durante a sétima Virada

Ensolarado e quente, o primeiro dia da sétima edição da Virada Esportiva contou em peso com a garotada na piscina semiolímpica do Centro Esportivo Vila Carioca. Nos quatro mil mêtros quadrados de terreno era possível ver crianças de 6 a 13 anos de idade brincando de biribol, polo aquático, pega-pega, entre outras atividades aquáticas, além do futebol na quadra polisesportiva.

Há mais de 40 anos na região, esse centro esportivo, também conhecido como Balneário Princesa Isabel, atende a comunidade do bairro Ipiranga, oferecendo aulas de esportes variados, ginástica, alongamento, pilates com bola e hidroginástica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, ficam a disposição para a população duas quadras poliesportivas, uma cancha de Bocha, uma piscina semiolímpica, uma sala de ginástica, uma pista de skate e um campinho de futebol de areia.

Geralmente, só o público com a carteirinha (gratuita) pode utilizar o centro. Mas, nesta Virada Esportiva, todos da comunidade puderam participar das atividades. Segundo a gestora esportiva do bairro Ipiranga, Walhyia Ortega Pereira, muita gente estava indo curtir a Virada e aproveitava para se cadastrar e fazer a carteirinha, entregando duas fotos 3x4, uma cópia do comprovante de residência e uma cópia do documento RG. “Essa carteirinha dá o direto das pessoas irem e virem nos três clubes do bairro e elas ainda podem usufruir das diferentes atividades dadas em cada centro”, ressalta ela.

Além de reunir pessoas de todas as idades, a Virada foi a data oficial para a abertura das piscinas, como a semiolímpica no Balneário Princesa Isabel. “A piscina é um grande chamariz para a comunidade. Quando ela está fechada a maioria das pessoas utiliza as quadras poliesportivas. Mas quando a piscina abre, 80% dos frequentadores vão ficam por lá. A situação muda, ainda mais nesse calor”, pontua a gestora.

O evento foi divulgado por meio de faixas e cartazes colocados dentro do centro esportivo e em diversos estabelecimentos no bairro, como bares, papelarias, salões de beleza, mercados e bancas. Além disso, foram postadas mensagens nas páginas do Facebook dos três centros esportivos do bairro Ipiranga, alertando sobre as atividades da sétima Virada. “Ninguém se recusou a colocar os cartazes em seus estabelecimentos. Não teve um que disse não. Todos foram bem receptivos. A comunidade sabe da importância de eventos como esse”, ressalta Graciano Ferreira Lima, diretor do Centro Esportiva Vila Carioca há seis meses.

Para as professoras e técnicas em educação física há mais de 20 anos no Centro Vila Carioca, Vera Lúcia Blanes Alves e Sidneia Sindice, o esporte em geral tem um papel fundamental na vida da população de uma comunidade como a do Ipiranga. E a Virada Esportiva é só uma confirmação de que o esporte chama a atenção e o interesse de pessoas de diversificadas classes sociais, idades, gêneros e escolaridade. “Esporte é tudo na vida de um indivíduo. A nossa população da terceira idade está cada vez mais saudável. E isso se deve ao esporte. Muitos desses troféus em cima do armário foi esse grupo que ganhou pela equipe de Bocha e pelo vôlei adaptado. As crianças também chegam aqui sem coordenação motora e saem com a disciplina que o esporte oferece, de horário e de compartilhar com o outro. Por isso, ele é importante para a formação e desenvoltura do indivíduo”, relata Sidneia.

No final deste mês, algumas novidades estão para acontecer no Vila Carioca. A primeira será a implantação do “Revirando a Virada”, programa que disponibilizará mais tempo de abertura do centro esportivo, que funcionará durante 24 horas. A segunda boa notícia é a manutenção e reforma do local, que receberá uma nova pintura, um muro mais adequado, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, além de arrumar a pista de skate que estava desativada. E a terceira, que deve começar daqui a um mês, é a disponibilização de aulas de lutas marciais, como judô, Jiu Jitsu e Kickboxing. “A Virada é só o começo de uma nova fase para o Vila Carioca”, finaliza Graciano.


Texto e fotos: Luiza Vaz