Virada Esportiva acontece no Pelezão - Lapa

A Virada Esportiva de 2013, que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, reuniu diversas pessoas no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Clube Pelezão. O Clube, que conta com 98 mil metros², é aberto ao público todos os dias, e recebe cerca de 600 pessoas diariamente, fornecendo aos freqüentadores oficinas de futebol, vôlei, tênis, judô, entre outros. O evento deste final de semana é importante para a movimentação do Clube, pois com o apoio de associações para organizações de eventos, o numero de pessoas que comparecem ao centro esportivo é ainda maior.

Nelson Guilherme Filho, professor de tênis, explica que o esporte vem sendo muito procurado pelo público. O número de alunos que compareceram na Virada Esportiva para a prática do esporte foi de sete, só no período da manhã. O esporte é mais procurado pelo público infantil. “Tem que haver incentivo para os jovens procurarem o esporte. Busco incentivar meus alunos para eles não deixarem de praticar”, comenta Nelson.

No Centro Esportivo, a organização da Virada Esportiva teve o intuito de atrair mais o público para a participação nas atividades, e não só para assistir. “O publico esse ano aumentou, e nosso objetivo é que o número aumente cada vez mais, pois focamos na participação ativa dos visitantes no evento”, afirma Eduardo Tomiati, colaborador da Virada.

Os esportes de praia ganharam atenção na Virada Esportiva no Pelezão. Futvôlei, futebol de areia e beach soccer foram alguns destaques. No clube, o beach soccer é um esporte bem qualificado. Sua tradição vem do futebol de praia, com algumas variações, exemplo: não há barreiras para cobrança de faltas. Para a prática do esporte, há 10 pessoas em campo, cinco para cada time, onde ficam quatro na linha e um no gol. A modalidade está ganhando espaço no Brasil e algumas emissoras de TV já transmitem campeonatos do esporte. Igor Savala, professo de beach soccer, diz que a importância do beach soccer na Virada Esportiva "é acender a chama do esporte e trazer atenção". A Hábito Esporte, juntamente com o Vai dar Praia, conseguiu reunir cerca de 100 pessoas para o desenvolvimento da atividade.

Ricardo Santos, diretor do Centro Esportivo, diz que a rotatividade de pessoas que comparecem ao Clube é de 600 diariamente. Mas, afirma que o número poderia ser maior, pois muitas vezes o público acha que para usufruir a prática dos esportes é preciso pagar: “Muitas vezes as pessoas querem procurar as oficinas das escolas de futebol, vôlei e outros esportes, mas acabam desistindo por acharem que são serviços pagos. Mas com a ajuda da Secretaria, e com a Virada Esportiva, podemos divulgar as atividades para receber o público".


Confira outras fotos abaixo:

Foto 1  /  Foto 2  /  Foto 3  /  Foto 4  /  Foto 5  /  Foto 6  /  Foto 7


Texto e Fotos: Tamara França