Centro Esportivo Vila Manchester, para todos!

Confira o que aconteceu no local durante a Virada Esportiva 2013

Em clima de muito sol e calor, o Centro Esportivo Educacional Vicente Ítalo Feola, mais conhecido como Centro Esportivo Vila Manchester, localizado na Vila Nova Manchester, bairro da Vila Carrão, foi cenário de mais uma Virada Esportiva, onde o Clube pode oferecer diversas modalidades de esportes e Lazer para todas as faixas etárias.

Logo pela manhã, já se via filas de crianças acompanhadas de seus pais para brincarem nos brinquedos infláveis e pula-pulas. Para os mais jovens, Festivais de Futsal, Futebol e Basquete, aconteceram nos campos e quadras.

Para Todas as idades

O esporte não se restringiu só aos jovens, um projeto da Secretária do Esporte, Saúde e Social, com intuito de acabar com as doenças depressivas e físicas dos pacientes da terceira idade, promove há mais de 20 anos o Voleibol da Terceira Idade no Cube Manchester, sob comando de João Baptista dos Santos (78), professor de educação física, voluntário.

As regras são diferenciadas: redes mais baixas, diminuição no peso da bola, diferença na hora do saque, além de poder segurar a bola. A prática do Vôlei Adaptado traz melhorias na condição física, equilíbrio, força muscular e envolvimento social. “Não sinto mais dores, estou bem melhor”, comenta a pensionista Manoela G. Sabreu (81), que possui 18 anos de prática. Após a partida, muita ginástica calistenia e danças animaram os esportistas. O voleibol adaptado acontece todas as terças e quintas, das 13h as 14h30.

Inclusão

Ainda pela manhã o grupo Capoeira Expressão e Arte trouxe a inclusão com a capoeira adaptada, que permite às pessoas com diferentes deficiências, a prática do esporte.A atividade produz um avanço na coordenação motora, física e até mesmo melhora na autoestima dos participantes, causando a sensação de independência. Aos 17 anos, Daniel Ramos da Silva treina há 3 anos e sonha em se formar para ser professor de capoeira. “A formação dele ninguém tira, aqui ele é capoeirista e não deficiente”, Wellington Aversa, 34, Professor de capoeira.

As aulas acontecem todos os sábados, 10h as 11h30/ 14h as 15h30.

Equilíbrio para todas as idades

O que chamou a atenção do público jovem e adulto foi o Slack Line, esporte que surgiu nos anos 80 entre praticantes de montanhismo. A atividade consiste em se equilibrar em uma fita de 2,5 de largura, amarrada em 2 pontos fixos. Isso faz do esporte uma prática de equilíbrio e concentração, onde é possível praticar manobras radicais. Segundo Allan Reis, advogado e praticante há 3 anos de Slack Line, a atividade pode ser praticada por todas as idades.

Tradição japonesa na Vila Carrão

Um pouco mais tarde o público da Virada Esportiva pode apreciar uma dança tradicional do sul do Japão, o Taiko de Okinawa. Segundo praticantes, a dança que utiliza tambores e promove uma perfeita harmonia entre a música e movimentos, é uma espécie de agradecimento para os antepassados. Não possui faixa etária para praticar e não se limita somente a descendentes. O Clube Vila Manchester promove todos os anos o Okiwana Festival, este ano a 11º edição, que reúne um grande número de okinawanos e curiosos.

Ao anoitecer Jogos, Karatê e Kobudô entraram em cena, além dos fãs de Aeromodelismo mostrarem suas manobras.

“Frequento há uns 30 anos, trazia meus filhos, hoje estou com meus netos. Se tivesse sempre a Virada Esportiva, seria ótimo. Aqui é a melhor área de lazer da região.” Lucilena do Nascimento Santos, 57, Diarista.

"Desde de pequena eu vinha no clube, hoje trago meus filhos" , Roberta O. dos Santos, 34, Do Lar . (Mãe de Murilo Rafael, foto abaixo)

A Virada Esportiva tem o objetivo de disseminar novos esportes, promover lazer, unir pessoas e melhorar saúde física, mental da população. O que transforma as diferenças em mero detalhe, já que para o esporte todos somos iguais, sem limitações.

Confira abaixo as fotos do evento:

Foto 1 - Equipe de Voleibol Adaptado do Centro Esportivo Vila Manchester

Foto 2 - Wellington Aversa e Daniel Ramos - Capoeira Expressão e Arte

Foto 3 - Grupo da Terceira Idade se rende à Dança

Foto 4 e Foto 5 - Slack Line para todas as idades

Foto 6 - Murilo Rafael na prancha

Foto 7 - Brinquedos divertem a criançada

Foto 8 - Festival de Futebol




Texto e fotos: Thais Ferreira