Dia D Férias – Região do Ipiranga tem programação especial em três unidades

Kickboxing, futebol de moedas, peteca e boxe chinês estão na lista de atividades para o dia 13 de julho

As férias escolares já começaram e muitas pessoas ainda não sabem o que fazer para aproveitar melhor esse período de recesso. Com o objetivo de integrar a população paulistana com a programação existente nos clubes esportivos municipais, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) criou o Dia D. Em 13 de julho, todos os 45 clubes de administração direta vão oferecer diversas atividades especiais que integram o principal evento de férias da SEME.

Mais de 30 atividades serão oferecidas para a população que reside no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. A programação do Balneário Carlos Joel Nelli, por exemplo, vai contemplar pessoas de todas as idades. Neste local, os idosos terão acesso a diversas atividades lúdicas. Na oficina de internet, os participantes aprenderão noções básicas de navegação na web, como aprender a criar e manter contas de e-mail e redes sociais. Já a oficina de criatividades pretende estimular a livre criação entre esse público, com atividades de recorte, pintura em papel, entre outras.

As artes marciais também merecem destaque na programação do Balneário Carlos Joel Nelli. Kickboxing, noções básicas de defesa pessoal, Jiu-jitsu e karatê prometem mobilizar diversas pessoas na manhã do clube no Dia D. Uma partida de touchbal, jogo de estratégia que se assemelha ao handebol, está programado para o horário de almoço. Além disso, o Balneário vai oferecer oficinas lúdicas para crianças, como futebol de moedas, pebolim, frescobol e piões.

Segundo Cristian Andreossi, diretor do clube, o Dia D vai contribuir para movimentar o Balneário durante as férias: “Estamos tentando resgatar o status de ponto de referência para o clube. Com os diversos condomínios e áreas de lazer fechadas construídas recentemente na região, algumas pessoas chegam a se esquecer que os clubes existem”, afirma Andreossi, que também faz parcerias com o comércio local para divulgar as atividades do Balneário na região.

Saindo do ócio

No CEE Flávio Calabresi Conte, localizado na Vila Independência, a programação também inclui artes marciais e atividades lúdicas para a criançada. Durante a manhã, voluntários que já atuam cotidianamente no clube vão ministrar aulas de kung fu e boxe chinês (saiba mais sobre essa modalidade aqui). No período da tarde, além da aula de capoeira, serão oferecidas gincanas como corrida de saco e caça ao tesouro.

Apesar de não contar com piscina, o CEE Flávio Calabresi Conte tem grande importância no bairro da Vila Independência. “Se o clube não existisse, o espaço ficaria muito ocioso”, assume o diretor, Aguinaldo Boskatte Júnior. O clube esportivo municipal atende principalmente três comunidades presentes no local, além de auxiliar um centro de recuperação para pessoas com dependência química. Os internos costumam jogar futebol nos finais de semana dentro do clube.

Variedades

O Balneário Princesa Isabel, localizado na Vila Carioca, também terá uma programação variada para o Dia D. Jogos intelectuais, tiro de sete metros, cobranças de pênaltis e jogo de peteca são algumas opções oferecidas pelo Balneário.

Para quem pensou que os jogos intelectuais envolveriam partidas de xadrez e damas, enganou-se. As atividades vão englobar jogos de perguntas e respostas sobre diferentes assuntos. Os participantes também terão aulas de dança. Os gêneros, segundo as professoras do clube, serão definidos conforme a demanda do público presente.

Outro destaque será a macroginástica, direcionada especialmente para a terceira idade: “esse público é extremamente fiel e trata o clube como se fosse a própria casa deles”, justifica Graciano Lima, diretor do Balneário. “O Dia D é uma forma de reconhecer o trabalho e estimular a prática diária do esporte”, complementa o diretor.

Confira as programações completas dos clubes do Ipiranga aqui:

Balneário Carlos Joel Nelli

CEE Flávio Calabresi Conte

Balneário Princesa Isabel

 

Clique aqui e veja a programação completa do Dia D.

 

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!