Atletismo: Em seis meses de COTP, Mirna já está com malas prontas para o Mundial

Após pausa na carreira por problemas de saúde, a atleta conquista pódio no Brasileiro e vaga no Mundial

A Série Pratas da Casa está em Clima do Mundial de Menores de Atletismo. A selecionada desta semana é a atleta Mirna Marques da Silva de 16 anos. Com pouco tempo de prática e apenas alguns meses no Centro Olímpico a garota conseguiu pódio no Campeonato Brasileiro e garantiu a vaga para o Campeonato Mundial no próximo mês no revezamento Medley.

Mirna começou a correr com apenas 8 anos, participava de provas infantis e recebeu um ótimo estimulo da mãe, que praticava o esporte por hobbie. Quando o interesse aumentou, a atleta buscou Clubes para desenvolver a técnica, ficando alguns meses no Clube Espéria e depois no Esporte Clube Pinheiros. “Neste momento descobri que eu tinha um cisto no ovário e, por conta disso tive que ficar 4 meses sem correr”. Mirna conta que esses poucos meses sem praticar foram difíceis e ansiava em poder voltar às pistas. “Foi muito difícil ficar parada, eu tinha acabado de entrar no Pinheiros, nunca tinha participado de uma competição que usava blocos e sapatilhas, então eu estava muito animada pra correr, mas não podia”.

Após a recuperação, Mirna procurou outro Clube e foi indicada pelo técnico a ir para o Centro Olímpico e Pesquisa. A mudança trouxe insegurança para a atleta, mas isso não impediu que competisse nos Campeonatos Juvenil, Estadual e Brasileiro. “A gente sempre pensa que vai ser apenas mais uma, eu era nova aqui e também no esporte, nunca tinha ido em uma competição federada. E não tinha técnica nenhuma, ainda tenho que melhorar muito”. A estrutura e o apoio dado pelos técnicos do COTP ajudaram muito para que a vaga para o Campeonato Brasileiro viessem em apenas seis meses. “Aqui no COTP eles nos ensinam, cobram, corrigem o tempo todo, a gente vê que eles se importam com gente e isso é essencial para o desenvolvimento ”.

A atleta assume a dificuldade de conciliar os estudos e os treinos. Com apenas 10 minutos para almoço e poucas horas de sobra à noite, Mirna tenta encaixar os estudos nas horas livres. Mas isso não a desanima e nem faz a aluna pensar em desistir. “Eu vou me esforçar ao máximo para poder conciliar uma faculdade e os treinamentos, eu não vou parar”.

Às vésperas de embarcar para a Ucrânia, país sede do Campeonato Mundial de Menores, Mirna encontra-se muito ansiosa, disputar um mundial não vai ser a única experiência inédita. “Eu nunca viajei para fora do Brasil, a primeira vez que eu saí de São Paulo foi para o Campeonato Brasileiro em Porto Alegre e do nada eu vou para a Ucrânia, é bem animador”. Enquanto a atleta estiver se preparando e competindo na Europa a torcida no Brasil vai ser enorme. Pais, amigos e colegas orgulhosos estarão torcendo para que Mirna vença mais um campeonato na sua recente carreira.

Texto:

Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Foto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!