Atletismo: Isabela Oliveira participa do heptatlo no Mundial de Menores

Em sua primeira competição internacional, a atleta visa melhorar suas marcas.

Com as malas prontas para ir para o Campeonato Mundial de Menores, a atleta Isabela Oliveira cedeu alguns minutos antes do treino para uma entrevista para a série Pratas da Casa. Com quatro anos de treinamento no Centro Olímpico, Isabela já participou de vários campeonatos e hoje se prepara para a sua primeira competição internacional.

Isabela começou a praticar atletismo aos 12 anos no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, antes fazia Ginástica Olímpica, mas por conta do seu tamanho teve que deixar a prática e procurar outro esporte. “Como eu cresci muito, tive que sair. A minha mãe me indicou o atletismo, porque eu me destacava muito na corrida. Comecei aqui mesmo e os técnicos me encaminharam para as provas”. A atleta se encontrou no atletismo e conta o que mais chamou a atenção no esporte: ”Eu gosto muito da competitividade, até porque eu sou muito competitiva. Acho muito legal você correr e ver alguém do seu lado tentando te ultrapassar ou você tentando buscar alguém, isso pra mim é o mais legal do atletismo, a superação também é muito bom.

Participou de Torneios e dos Campeonatos Estadual e Brasileiro. Hoje, a atleta irá disputar o Heptlato feminino no Mundial de Menores na Ucrânia, a modalidade consiste em disputar sete provas diferentes (100 metros com barreiras; Salto em altura; Arremesso de peso; 200 metros rasos; Salto em distância; Lançamento de dardo e 800 metros). Com foco nas Olimpíadas e no Mundial de Maiores, a garota esforçada não falta a nenhum treino e até sente falta quando está de folga. ”Eu quero participar das Olimpíadas, eu estou treinando pra isso e me dedicando muito, nunca falto nos treinos, não sei ficar em casa sem fazer nada, quando eu tenho alguma folga fico agoniada, fico sem nada pra fazer”. Sem deixar se abater pelo desânimo e as dificuldades a prioridade é única: Superação. “Tem momento que desanima, também tenho a escola e as provas, isso cansa muito e eu não tenho um tempo para descansar. Mas sempre gostei muito de vencer, sempre corro atrás e sempre vou tentar superar os meus limites”.

Pensando mais a frente, Isabela deseja iniciar uma graduação, mas afirma que a prioridade sempre vai ser o atletismo. “Eu sempre estudei muito e não tenho tempo pra descanso e hobbies. Vou entrar em uma faculdade e quando os treinamentos se intensificarem acho que eu tranco a matrícula porque eu não tenho necessidade de acabar cedo. No final deste ano já presto vestibular, eu ainda não sei do que eu vou fazer, arquitetura ou engenharia”.

A poucos dias do Campeonato Mundial, Isabela se sente confiante e busca melhorar suas marcas em cada prova. “Eu estou bem ansiosa, esta ultima semana parecia que não passava. Minhas expectativas é que eu melhore lá, porque em um Campeonato Mundial e os participantes são de um nível maior. Eu me sinto bem confiante nesta melhora”.
 

Texto e Foto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!