Dia Mundial do Skate é comemorado nesta sexta-feira, 21/06

No Brasil, o skate é o segundo esporte mais praticado, logo depois do futebol

O skate é um dos esportes mais praticados por todo o mundo. Surgiu nos anos 60 no litoral do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, como uma vertente do surf. No Brasil, é a segunda modalidade esportiva com o maior número de adeptos, ficando atrás apenas do futebol. Andar de skate se tornou, ao longo dos anos, uma prática que vai além de andar ou fazer manobras sobre uma prancha com rodinhas. O skate simboliza uma mobilização jovem dentro das cidades, uma maneira pela qual muitos homens e mulheres, garotos e garotas encontram para se expressar perante a sociedade.


È possível dizer que o skate é mais que um esporte, e sim um estilo de vida que retrata um cotidiano urbano de ir e vir, do jeito que cada um melhor entender, mas nem sempre foi assim. Os praticantes de skate já sofreram muito preconceito ao longo dos anos. Andar sobre a prancha de madeira já foi sinônimo de marginalidade e violência. Hoje em dia, pessoas de todas as idades e faixas sociais têm a chance de praticar o skate em suas várias vertentes.


A modalidade também foi a porta de entrada para o grande crescimento, valorização e divulgação do esporte radical urbano no mundo. Ele influenciou direta e indiretamente praticantes de outras modalidades como o in line (patins) e o bmx (bicicleta para manobras).


A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) incentiva a prática do skate e convida a todos para a 6ª etapa da Copa Sampa Skate, o maior campeonato amador do Brasil, que chega em 2013 em sua 11ª edição. O evento acontece neste domingo (23) na pista da Skatecity, no Bom Retiro. Esta etapa em específico atende os “juniores”, nas categorias infantil, mirim, estreante 1 e estrante 2. Saiba mais.


Surgimento do Skate no Mundo


No final dos anos 50, as ondas estavam escassas no litoral da Califórnia e surfistas pegaram alguns patins, tiraram as rodas e eixos e montaram num pedaço de madeira que imitava a prancha de surf.


O Skate na década de 60 era completamente ligado ao surf e influenciado por ele. Uma extensão da praia no asfalto. Foi neste momento que nasceu o skate vertical, um projeto diferente, que usava uma piscina como transição. Durante a grande seca na Califórnia as piscinas foram esvaziadas e os surfistas/skatistas descobriram que dava para se divertir andando de skate nas paredes, que lembravam as transições das ondas.


Anos 80


O Skate na década de 80 foi caracterizado por uma explosão de rampas de madeira feitas pelos próprios skatistas em ruas, praças e quintais de casa. Com isso surgiu a modalidade Street (em português rua) começou a ser praticada em terrenos até então virgens para o Skate, com as manobras em corrimão, paredes e escadas.


Anos 90


Nesta década o Skate tomou seu rumo atual na direção do profissionalismo do esporte. Os equipamentos melhores e mais leves davam suporte a um Skate mais técnico com manobras grandes e poderosas. Existia uma fome de reconhecimento nos skatistas.


Em 1995 a ESPN criou os X-Games e começou a limpar a imagem do skate como esporte rebelde. Foi o passo para colocar o skate no "mainstream" e mais uma vez popularizá-lo. Mas o Skate brigou para manter sua identidade e atitude. Nesta década muitas pistas surgiram. A WCS (World Cup of Skateboarding) se consolidou com o Circuito Mundial dando também força ao skate no Brasil.
Skate no Brasil


O Skate chegou ao Brasil na década de 60, mas entrou em decadência por meados da década de 80. O Skate de consolidou totalmente no país apenas na década de 90 com o sucesso de atletas brasileiros no Circuito Mundial.
1995 - Primeiras vitórias de brasileiros em etapas do Circuito Mundial: Bob Burnquist no Canadá e Digo Menezes na Alemanha; 1996, Bob escolhido como melhor skatista do ano 1997 - Rodil Ferrugem vence os X Games Street Skate.

Anos 2000 


2000 - Bob (Vertical) e Carlos Piolho (Street) são campeões mundiais.
2002/04 - Rodil Ferrugem é bi-campeão mundial no Street
2003/04/05/06 - Sandro Dias é tetra-campeão mundial no Vertical
2007 - Diversos skatistas brasileiros vivem no Exterior e são patrocinados por empresas internacionais
Existem mais de 1000 pistas de Skate no Brasil segundo levantamento da Revista 100%Skate (crescimento de 116% em quatro anos).

Texto:
Paulo Gervino – pantar@prefeitura.sp.gov.br

Thomaz Ayub - thomazayub@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!