Viviane Garcia: de Francisco Morato para o Centro Olímpico

Atleta do handebol é o maior destaque da equipe do COTP

“Uma jogadora muito inteligente, com visão de jogo privilegiada e técnica bem apurada.” Foi assim que o técnico de handebol do Centro Olímpico, Daniel Suarez, descreveu nossa selecionada para o “Pratas da Casa”. Há nove anos na modalidade, Viviane Garcia é o principal destaque da equipe de handebol do local.

A história de Viviane com o handebol começou na Escola Estadual Belém da Serra, que fica em Francisco Morato, cidade da Grande São Paulo. “Quando eu estava na quinta série, meu professor de Educação Física, José Manuel, falou para eu começar a treinar, pois havia campeonatos na escola. Quando eu fui para a sexta série, ele me trouxe ao COTP junto com algumas outras meninas. Algumas passaram, mas não quiseram ficar. Passaram-se seis anos e eu continuo aqui”, declara a atleta de 17 anos.

A palavra “títulos” é bem conhecida por Viviane. Em Francisco Morato, os títulos escolares ganharam espaço no início de sua carreira. Já no Centro Olímpico, os melhores resultados foram a Série Prata do Campeonato Metropolitano (2009) e a Copa Revelação (2010). Além disso, o time de handebol também já ficou na segunda colocação do Circuito Esportivo Clube Escola (2008) e em terceiro lugar no Campeonato Paulista de 2012. Aliás, é justamente desse recente bom resultado que se origina o momento mais marcante da carreira de Viviane Garcia.

“Começamos essa partida jogando mal. Meu técnico me substituiu e pediu para eu ficar tranquila, pois ele sabia que eu conseguiria ajudar a mudar aquela situação. Ele me orientou e mostrou que podíamos ganhar. Depois que voltei para o jogo, conseguimos reverter o placar e vencemos por 21 a 19. Foi muito emocionante, pois estávamos jogando na casa delas”, relata a jogadora. Nessa partida, elas enfrentaram o Esporte Clube Pinheiros dentro do Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim.

Para nossa “prata da casa”, um dos maiores atrativos do handebol é a defesa. “Sempre gostei de defender. Hoje em dia, atuo como central (armadora) e também jogo nas meias direita e esquerda.” Viviane conta ainda que sua maior inspiração nesse esporte é a húngara Anita Görbicz, que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2005.

“Se você gosta do que faz, não desista”. Essa foi a dica dada por Viviane Garcia para as meninas que começaram a praticar handebol agora ou desejam ingressar nesse universo. Esse também é o lema da vida dessa garota, que sonha em jogar profissionalmente e em atuar na Espanha. Enquanto isso não acontece, a próxima conquista da atleta deve ser uma vaga na Seleção Brasileira. “Ela possui grande potencial para isso”, afirma Daniel Suarez.
 

Texto e foto de perfil:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto do treino: Arquivo Pessoal

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!