Programa de Ludicidade

Acima de tudo a missão é contribuir para a garantia do direito da criança brincar

A Secretaria de Esportes Lazer e Recreação da cidade de São Paulo criou o Programa de Ludicidade com o objetivo de estimular as manifestações do patrimônio lúdico-cultural. A intenção é traduzir valores, costumes, formas de pensamento, incentivo à espontaneidade e criatividade da criança, valorizando as experiências coletivas. Além disso, o programa também é voltado para a reapropriação dos espaços públicos por parte da população.

O programa é composto pelos projetos: Brinquedotecas nos Clubes da Cidade, Encontros para formação de ludo-educadores, Brinquedoteca Itinerante - Ônibus Brincalhão, Tenda do Brincar e Brincando nos Parques e Praças. 

Brinquedotecas
Onde: Clubes Escola - possibilita vivências familiares e comunitárias em espaços dedicados a brincadeiras de todo tipo: jogos de tabuleiro, corda, boneca, carrinhos... 

Onibus Brincalhão
Projeto itinerante, visita as áreas distântes e carentes de lazer, com o conceito da brinquedeoteca.

Tenda de Brincar e Brincando nos Parques e Praças
Cria um ambiente apropriado para instalação das brinquedotecas em espaços públicos e abertos.
 
Outra preocupação do projeto é o processo de formação continuada da equipe de recreadores. Voluntários, estagiários e professores são convidados a participar de eventos que acontecem tanto na Secretaria como nos Clubes. São cursos, palestras com especialistas, vivências, momentos de reflexão, visitas culturais e diversas outras ações que valorizam o educador como indivíduo e proporcionam um novo olhar sobre sua atuação como pessoa e profissional.