Anos 40

Na década de 40 nascia o mais querido e charmoso estádio de futebol da capital.

Os relógios marcavam 15h30 da tarde do dia 27 de abril de 1940, quando o presidente Getúlio Vargas, acompanhado do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia, inauguravam o Estádio Municipal do Pacaembu.

Mais de 50 mil espectadores lotaram as arquibancadas e esperaram, para ver os desfiles e apresentações que marcaram a solenidade. As delegações de Argentina, Uruguai, Peru e 15 mil jovens atletas brasileiros, representantes de estabelecimentos de ensino como o Germânia, Mackenzie College, Juventus, Paulistano, Espéria, Palestra Itália, Corinthians Paulista e São Paulo Futebol Clube adentraram ao gramado do Pacaembu.

Em homenagem a todos os esportistas, uma pira olímpica foi acesa e uma revoada de cinco mil pombos precedeu as falas das autoridades presentes. Um espetáculo pirotécnico marcou a inauguração daquele que na época era o mais moderno estádio Sul-Americano, com capacidade para setenta mil espectadores.

Além do campo de futebol, o paulistano ganhava um ginásio poliesportivo, a piscina olímpica, o ginásio e a quadra externa de tênis, uma quadra poliesportiva, pista de atletismo, salas de ginástica, posto médico e um salão nobre para realização de cerimônias e comemorações.

Um dia após a inauguração, realizou-se o primeiro jogo de futebol, entre o Palestra Itália, atual Palmeiras e o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2 e o placar foi inaugurado aos dois minutos do 1º tempo por Zequinha, do Coritiba. Completando a rodada dupla, o Corinthians iniciava sua trajetória no estádio vencendo o Atlético Mineiro por 4 a 2.


Década teve o maior público e a maior goleada da história do Estádio

Em 4 de maio, o Palestra Itália foi o primeiro clube campeão no Pacaembu, ao derrotar o Corinthians por 2 a 1, pela Taça Cidade de São Paulo, que reuniu também as equipes do Coritiba e do Atlético Mineiro. Vinte dias depois, na partida em que São Paulo e Corinthians empataram em três gols, foi registrado o maior público oficial do Pacaembu - 71.281 torcedores, recorde nunca quebrado. O jogo marcou a estréia de Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", no tricolor paulista.

Também no ano de 1942, mas em 20 de setembro, ao vencer o São Paulo por 3 a 1, o Palmeiras, que naquele jogo abandonara o nome Palestra Itália por causa da 2ª Guerra Mundial, jogava pela primeira vez com seu atual nome. O jogo valeu o título do Paulistão daquele ano, que ficou com o Verdão. Em 1945 o Estádio registrou a maior goleada de sua história: São Paulo 12x1 Jabaquara.

Ginásio recebeu a primeira luta de Éder Jofre

Nem só de futebol viveu o Pacaembu em sua primeira década. Nos anos 40, os pugilistas Atílio Lofredo e Antônio Zumbano (o "Zumbanão") arrastavam multidões para assistir às suas lutas no Ginásio.

Foi lá também, que em 1943, surgia um dos maiores nomes do boxe brasileiro. Com apenas sete anos de idade, Eder Jofre subiu ao ringue pela primeira vez para uma exibição de luta-mirim, vencida por ele, contra um filho de um aluno de seu pai. Era apenas o início de sua carreira no boxe, história composta por muitos capítulos vividos no Ginásio do Pacaembu.

Um outro fato marcou a década de 40 no que se refere ao Estádio Municipal. No mesmo ano em que o Pacaembu surgia, mas em 23 de Outubro, um "certo" Edson Arantes do Nascimento nascia na cidade mineira de Três Corações. Mais tarde, o Estádio Municipal seria um de seus cenários preferidos e o mundo consagraria Pelé como o rei do futebol.

 VOLTAR