Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) de São Paulo, preocupada com o pleno atendimento da população paulistana, com o aprimoramento das políticas públicas de esporte e lazer da cidade, e pensando em colaborar com ações que possam servir de referência nacional e internacional no âmbito do lazer e do esporte públicos, tomou a iniciativa de criar o ECOLE – Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte.

O ECOLE está sendo criado com a missão de promover a apropriação, produção e disseminação do conhecimento sobre o Lazer e sobre o Esporte com a finalidade de subsidiar o aprimoramento de políticas públicas e fomentar ações necessárias para o desenvolvimento do Lazer e do Esporte na cidade de São Paulo.

Perfeitamente integrado com a visão de futuro da SEME, o ECOLE buscará contribuir para a construção e sustentação de políticas públicas que venham a servir como referência em âmbito nacional e internacional.

Para a concretização da sua missão e visão, o ECOLE utilizará de diferentes estratégias como: grupos de estudos, grupos de pesquisas, observatório do Lazer e do Esporte, palestras com especialistas, exposições temáticas temporárias e/ou itinerantes, encontros literários, divulgando sua produção por meio da inserção em redes de conhecimento nacionais e internacionais, revistas científicas, site, boletim eletrônico, e outros recursos de comunicação social.

Inicialmente, contando com recursos físicos e materiais, e com pessoas vinculadas à SEME, o ECOLE pretende se estruturar já convidando para compor a equipe pesquisadores, instituições de pesquisa, e demais interessados que possam contribuir com as finalidades do ECOLE. Essa composição compartilhada da equipe conferirá um caráter aberto ao Espaço visando promover reflexão mais aprofundada e abrangente sobre as questões do Lazer e do Esporte na cidade, além de trazer novas visões e perspectivas que venham enriquecer o processo.

O diferencial do ECOLE no que tange ao caráter dos estudos e pesquisas que lá serão desenvolvidos, é que serão originados dos problemas e situações concretas constatadas no contato diário com a população paulistana e no cotidiano da gestão pública dos serviços de Lazer e Esporte da cidade de São Paulo no sentido de refletir criticamente sobre eles e apresentar propostas.

O ECOLE se instala inspirado pelos valores da Cultura de Paz, da sustentabilidade ambiental, do atendimento dos direitos civis, do pensamento sistêmico.



CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO ESPORTE


Confira a programação do curso e os textos para todas as aulas de Atualização em Pedagogia do Esporte, é só clicar aqui.

 

Ecole/SEME está nas redes sociais

O Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte (Ecole/SEME) está coordenando uma série de atividades que converge para o debate e a qualificação do ensino de Educação Física na rede pública municipal. Contando com o apoio da Unesco, entre essas atividades estão o Curso de Capacitação em Pedagogia do Esporte e a produção de uma coleção de Guias Didáticos de seis famílias esportivas e do Documento Norteador da nova Proposta Pedagógica do Programa Clube Escola. A estratégia que está sendo seguida pelo Ecole/SEME também visa estimular a criação de instrumentos de comunicação para o debate e a promoção das práticas esportivas em São Paulo, inclusive com uso das redes sociais. Assim, já existe um blog, que permite a interface com Facebook e Twitter.

Clique aqui e conheça o blog do ECOLE.