Igualdade Racial no Esporte


Em cumprimento ao Plano de Metas (2013-2016), a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, juntamente com as Secretarias da Igualdade Racial, Governo, Cultura e Educação, assinou a Portaria que cria o grupo de trabalho “Educação das Relações Etnicorraciais”. Sua função será acompanhar a Lei Federal nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tornou obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino.

A SEME, em parceria com a SEPIR (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) fica incumbida de “fomentar o pleno acesso da população negra às práticas desportivas, consolidando o esporte e o lazer como direitos sociais.” Para tal, os Centros Esportivos Municipais já oferecem gratuitamente à população aulas de Capoeira, um esporte genuinamente brasileiro. Até 2016 serão propostas e apresentadas outras ações para o grupo de trabalho da Portaria Intersecretarial.

De acordo com o eixo 1 - compromisso com os direitos sociais e civis – do Plano de Metas 2013-2016 e o objetivo 10 - promover uma cultura de cidadania e tolerância, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas - a SEME buscou implementar um esporte, no caso, a capoeira, considerado patrimônio cultural e imaterial, transmitido de geração a geração e que se mantém em constante atualização pelas próprias comunidades que o praticam.

 
A Capoeira

Expressão popular brasileira, que mistura artes marciais, música e esporte, a capoeira surgiu na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal e a escravidão era permitida.

Os escravos, como bem se sabe, sofriam abusos a todo instante, mas, além disso, eram proibidos de praticar lutas, esportes ou de fazer qualquer tipo de manifestação cultural. A capoeira surgiu nesse período como forma de expressão adaptada, pois assim, a partir de músicas e movimentos corporais vindos de tradições africanas, os escravos podiam preservar sua cultura e aliviar o estresse. A capoeira foi proibida no Brasil até 1930, pois o governo acreditava que sua prática incitava a violência. Apenas no governo de Getúlio Vargas este artigo foi revogado e a capoeira consolidou-se como esporte nacional.

A capoeira possui três estilos: Angola (música lenta, golpes próximos ao solo), Regional (movimentos mais rápidos, secos, sem acrobacias e, na parte musical, o acréscimo do berimbau) e Contemporânea (mais praticada atualmente, utiliza movimentos dos dois estilos anteriores).

Esporte versátil, a capoeira proporciona também um leque de atividades que abrange história, geografia, música, dança, artesanato, oratória e as próprias relações humanas.

O equilíbrio, a força e a disciplina são favorecidos pela prática da capoeira. As funções cognitivas são ampliadas, assim como o controle emocional. O esporte também difunde mais a defesa do que o ataque, o que influencia no comportamento, através do ato de refletir, pensar antes de agir. Como atividade física, o praticante gasta cerca de 500 calorias em apenas uma hora de exercícios, que ajudam também a melhorar a flexibilidade da musculatura.


Aulas nos Centros Esportivos Municipais

A SEME mantém atualmente aulas de capoeira em oito de suas unidades de administração direta e o objetivo é de que, até 2016, todos os Clubes ofereçam a modalidade. Até agora já são mais de 200 alunos atendidos nos Clubes localizados nos bairros de Pirituba, Jaguaré, Lapa, Jabaquara, Vila Santa Catarina, José de Anchieta, Taipas e Tatuapé.

Confira aqui a estrutura, aulas, endereços e telefones de todos os Centros Esportivos Municipais da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.