Motivação crescente

O incentivo para a prática do skate vem crescendo massivamente. Uma das provas disso está no Jardim Frontális, no extremo norte de São Paulo. É nesse local que trabalha Jefferson Santos, professor de Educação Física na rede pública de ensino. Adepto do skate há 13 anos, o educador conquistou recentemente a terceira colocação no Ranking Brasileiro de Downhill Slide Skate 2012.

Essa paixão está presente no trabalho de Jefferson: “Incentivo meus alunos apresentando vídeos sobre o skate, sorteando revistas de skate nas aulas e informando os valores positivos desenvolvidos na prática do skate. Estou desenvolvendo um projeto de skate educacional para atuar na escola onde trabalho. O projeto está previsto para iniciar no segundo semestre”, explica o professor, que também relata amplo interesse de seus alunos pela modalidade.

Jefferson acredita que o skate é uma poderosa ferramenta de transformação na vida de crianças e adolescentes: “Estudo o skate e os valores envolvidos na sua prática. Além de ser uma ótima opção para o combate do sedentarismo infantil, o skate desenvolve aspectos motores, sociais, morais, físicos e afetivos. O praticante supera seus limites, encontra situações de resoluções de problemas, conhece pessoas de diferentes classes sociais, compartilha conhecimentos, aprende com os amigos...”

Veridiana Bressane também dá suas dicas para quem quer emergir nesse mundo: “Acredite, tenha coragem, chame amigos que já estão no esporte, assista a vídeos, utilize equipamentos de proteção. O negócio é começar, depois a paixão vem fácil.”

Empresário da “indústria skatista” há 20 anos e defensor da modalidade Downhill, que cresceu bastante nos últimos anos, Paulo Coruja também tem alguns alertas e dicas para os iniciantes: “Se a ideia é lazer, ande com tranquilidade, paz e harmonia. Você percebera que o skate te proporciona uma ‘limpeza’, te coloca no eixo, repõe as energias serve como terapia. Se a ideia é se tornar um Skater Profissional, estabeleça uma rotina de treino, utilizando equipamento, sempre fazendo alongamento antes e depois. Se errou, levanta e tenta até acertar. Realmente é uma rotina de atleta. Com certeza você perceberá o prazer proporcionado por este esporte nos dois casos. Não se esqueça de utilizar o equipamento de proteção.”, recomenda Coruja, que tem mais de 40 anos de experiência no skate.

 

Julgar sem conhecer

O estudante Felipe Chammas retrata uma realidade que vem mudando nos últimos anos: “Sempre existiu preconceito com os skatistas. Sempre se disse que skate é esporte de vagabundo. Pra mudar isso as pessoas que não gostam tinham que parar pra pensar que o skate é um esporte como qualquer outro, o skate dá futuro a muitas pessoas também.”

Jefferson dos Santos também sofreu com o preconceito no início. Ele só teve o apoio de alguns familiares quando começou a ter resultados positivos. Veridiana tem uma visão otimista sobre o futuro do skate: “Ser skatista é um jeito de viver. Ainda há muito preconceito, mas estamos vivendo um momento de valorização dos esportes no Brasil e um reconhecimento maior dos atletas que temos por aqui. Com estímulos de prefeituras, governos e da própria mídia, os skatistas ganharão mais espaço e serão motivo de orgulho e não preconceito.”

O empresário Paulo Coruja possui uma opinião ainda mais positiva sobre o fim do preconceito com o skate: “os observadores já perceberam que o ‘Skate Brazuca’ é poderoso demais para esta palhaçada de preconceito. Hoje, e na verdade sempre, o skate é um dos presentes mais pedidos e mais recebidos em aniversários, datas como natal etc., enfim o skate hoje é praticado por pais, mães e filhos, sendo um esporte para a família também! Para que o Skate seja realmente visto com mais seriedade, basta observar os resultados obtidos nos Campeonatos ao redor do mundo, somos campeões do mundo em todas as modalidades do skate. Somos os mais rápidos, somos os que voam mais alto, somos os que executam as manobras com maior grau de dificuldade, somos os que ditam as regras do Skate no mundo.”, ressaltou o experiente skatista.

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no teu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!