Share

Jogos da Cidade, a maior competição esportiva amadora do país

Com abertura programada para o dia 15, os Jogos Mundiais da cidade prometem prosseguir com integração social por meio do esporte

Com objetivo de promover a integração sociocultural, os Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo trazem em 2014 a sua XII edição. Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) desde seu nascimento, em 2003, a competição é considerada como o maior torneio esportivo amador do Brasil e um dos maiores do mundo. A abertura oficial dos Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo acontecerá no próximo sábado, 15 de Março, às 10h, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).

Em 2014, cada subprefeitura vai representar um dos 32 países da Copa do Mundo. Para a definição de qual subprefeitura irá representar cada um dos países foram utilizados os critérios: afinidade cultural, interesse da subprefeitura e sorteio. Assim, Santo Amaro, conhecida pela concentração de alemães, os representará, enquanto a Mooca irá jogar com a camisa da Squadra Azzurra. Já Ermelino Matarazzo, onde a fundação Johan Cruyff mantém um projeto social, optou pela Holanda, enquanto a Vila Mariana defenderá os atuais campões mundiais, os espanhóis. A exceção foi a Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, campeã geral da XI edição dos Jogos da Cidade que conquistou o direito de representar o Brasil em 2014.

Foram inscritas mais de 3.000 equipes, divididas entre masculinas e femininas, que disputarão os Jogos Mundiais da Cidade, nas modalidades futebol de campo, futsal, basquete, voleibol e handebol. Ao longo do ano também são promovidos festivais de tênis, xadrez, vôlei de areia, capoeira e bocha.

A Etapa Pré Regional, que envolve subprefeituras com mais de 16 equipes inscritas, começou no dia 08 de março. No futebol masculino, as equipes das Subprefeituras Aricanduva, Cidade Ademar, Itaquera, Jaçanã, M’Boi Mirim, Mooca, Penha, Vila Maria e Vila Mariana já começaram a busca pelo título. No futsal masculino, os times de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Lapa, M’Boi Mirim, Pinheiros, Santo Amaro, Sé e Vila Maria participam da etapa pré-regional, que termina no dia 30 de março.

A partir de 12 de abril, jogos de Basquete, Futebol, Futsal, Handebol e Vôlei prometem movimentar todas as Subprefeituras até 14 de julho. A Etapa Municipal, período em que as melhores equipes de cada Subprefeitura disputam vagas para as finais, acontece entre 19 de julho e 30 de novembro. Neste ano o calendário sofreu alterações por conta da Copa do Mundo FIFA, época em que os Jogos da Cidade estarão interrompidos.

As tabelas dos jogos são definidas pela Coordenação Geral em parceria com as Subprefeituras e são atualizadas semanalmente. Cada equipe deverá acessar o site, com antecedência, para conferir os dados divulgados e as informações sobre os julgamentos realizados pelo Tribunal de Justiça Desportiva da SEME.

Retrospectiva

Na edição passada, a competição teve cerca de 40 mil participantes e 3660 partidas divididas em três etapas: pré-regional (disputada apenas pelo futebol masculino), regional e municipal. Os jogos foram realizados em mais de 100 campos de futebol e 50 ginásios espalhados pela cidade de São Paulo. Durante o ano, o campeonato contou ainda com festivais esportivos de bocha, capoeira, gatebol, tênis de campo, xadrez e vôlei de praia.

Regulamento

Nesta temporada, o Regulamento 2014 teve alterações significativas. A partir desse ano, o uso de chuteiras com cravo foi proibido nos campos de gramado sintético. Para jogar, os atletas precisam apresentar documento original com foto até 15 minutos antes do início da partida. Outra regra modificada foi para o W.O., que será decretado quando os times não estiverem em campo ou na quadra no horário determinado.

As associações que não possuem documentos oficiais registrados em cartório devem assinar um termo de responsabilidade emitido pela própria organização dos jogos. As entidades podem inscrever apenas uma equipe representativa, tanto na modalidade esportiva, quanto no gênero.

Serviço:

Abertura dos Jogos Mundiais da Cidade
Data: 15/03/2014
Horário: 10h
Local: Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP)
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1651, Vila Clementino

www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br


 

SITE OFICIAL DOS JOGOS DA CIDADE

 

Confira também todas as equipes campeãs do torneio, é só clicar aqui.