Periódicos Científicos Brasileiros

SciELO - Scientific Electronic Library Online – Biblioteca eletrônica virtual que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca. Disponibiliza textos completos dos artigos.

Sumários de Revistas Brasileiras – sumários.org é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros, resultado da retomada de um projeto, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), inicialmente desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Com o apoio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o ‘Sumários de Revistas Brasileiras’ surge como nova série do “Sumários Correntes Brasileiros”.

Portal de Revistas em Ciências da Saúde – Organizado em forma de catálogo, o Portal de Revistas Científicas oferece informações sobre: a descrição bibliográfica dos títulos; o acesso ao formato eletrônico; as coleções de bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo SeCS e com o SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos. Escolher o item 'Outros - Medicina Esportiva'.

  

TÍTULOS DE PERIÓDICOS:

 A principal seção do Boletim é a Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Saúde, onde disponibiliza para download arquivos de trabalhos na integra e gratuitamente. Os trabalhos são divulgados através do Boletim e armazenados no site. Conta com um vasto acervo de artigos, teses, dissertações, livros, revistas científicas, anais de congressos, monografias, leis, entre outros. 

Brazilian Journal of Biomotricity (ISSN 1981-6324) - É um Open Access Journal destinado à publicação de trabalhos científicos que contribuam para o avanço do campo de estudos sobre o movimento humano. Editados 4 números por ano (março, junho, setembro e dezembro) desde 2007, com artigos em português e inglês.

Brazilian Journal of Medical and Biological Research – Editada e publicada mensalmente pela Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABDC), uma federação de sociedades científicas brasileiras. Publicada desde 1981, a revista é a continuidade da Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas.

Cadernos de Saúde Pública / Reports in Public Health (CSP) – Publica artigos originais com elevado mérito científico que contribuam ao estudo da saúde pública em geral e disciplinas afins. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro - RJ. (ISSN 1678-4464 versão on-line)

Fitness e Performance Journal – O F&P J é um periódico que foi criado para que pesquisadores, educadores, estudantes e administradores da área de saúde possam ter acesso às mais importantes investigações feitas, principalmente no Brasil, a respeito das influências da atividade física, do esporte, da nutrição, da reabilitação e dos procedimentos profiláticos sobre a performance humana, a saúde e a qualidade de vida. Sua principal missão é dar divulgação latino-americana e mundial às pesquisas realizadas nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu brasileiros e estrangeiros, da área de saúde, que estudam prioritariamente as relações do movimento humano com a performance, a saúde e a qualidade de vida. Na versão impressa, os artigos originais, com o texto integral em português, são acompanhados de resumos em inglês e espanhol. No entanto, as versões completas dos trabalhos estão disponíveis, em ambos os citados idiomas, na página da revista na internet. (ISSN 1676-5133)

Fisioterapia em Movimento – É uma publicação trimestral, com trabalhos de pesquisa de caráter interdisciplinar incluindo artigos, resenhas, comunicações e reportagens científicas, direcionados aos profissionais da Fisioterapia e áreas afins.

Jornal da Ciência – Criado em 1985, é um jornal de política científica e tecnológica que traz notícias e artigos sobre as atividades da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, das sociedades científicas, de órgãos do governo, universidades, centros de pesquisa e demais agentes do universo da ciência, tecnologia e inovação, educação e cultura científica do País. Circula em duas versões: a edição impressa, de periodicidade quinzenal, que é enviada a todos os sócios quites da SBPC e assinantes; e a versão digital, o JC e-mail, que é distribuído diariamente para cerca de 20 mil assinantes. Também pode ser acessado pelo www.jornaldaciencia.org.br

Motriz: Revista de Educação Física - UNESP – É um periódico científico trimestral, arbitrado e indexado, publicado pelo Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, do campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, estado de São Paulo, Brasil. A partir de 2007 passou ser publicado exclusivamente em formato eletrônico, no sistema SEER.

Movimento – É uma publicação da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar pesquisas sobre a Educação Física e sua interface com as Ciências do Esporte, Ciências Humanas e Sociais em seus aspectos didáticos, pedagógicos, científicos e filosóficos.

Pensar a Prática – É uma publicação científica da área de conhecimento de Educação Física / Ciências do Esporte, tendo já conquistado grande reconhecimento e legitimidade junto à comunidade acadêmica com quem estabelece interlocução. É publicada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e todos os números da revista estão disponíveis on-line no site.

Recorde: Revista de História do Esporte – edição do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IFCS/UFRJ. Revista semestral (edições em junho e dezembro) que publica textos diversos nos idiomas: português, espanhol, inglês e francês. (ISSN-1982-8985)

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS – Periódico oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. A RBAFS publica artigos originais, artigos de revisão, cartas ao editor, comentários, perfis e editoriais na temática da atividade física e saúde. Estudos epidemiológicos utilizando a atividade física como uma exposição ou desfecho, estudos sobre os padrões de atividade física em diferentes grupos populacionais, estudos com metodologias qualitativas e/ou quantitativas sobre diferentes aspectos da atividade física, estudos de intervenção na área de atividade física e promoção da saúde são exemplos de pesquisas de interesse da RBAFS. A RBAFS é um periódico multidisciplinar, congregando publicações de pesquisadores do campo da Educação Física, Saúde Coletiva, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Psicologia e áreas afins. Todo o conteúdo da revista, publicada desde 1995, está disponível.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - RBCE – Publicada sob a responsabilidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), de forma quadrimensal, vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações e publicando artigos originais em português, espanhol ou inglês, oriundos de pesquisa, teóricas ou empíricas, assim como artigos de revisão, resenhas e trabalhos que envolvam reflexão teórica aprofundada e ou investigação empírica rigorosa sobre os diferentes temas que compõem a área de Educação Física/Ciências do Esporte.É uma publicação oficial do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), com periodicidade quadrimestral, editada pelo CBCE e pela Editora Autores Associados. Indexada: Sibradid, Sportsearch, Sport Discus, Latindex, Ulrich’s International Periodicals, Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN). RBCE online, está inserindo a Revista Brasileira de Ciências do Esporte junto ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER) e conta com 201 artigos já disponíveis aos usuários, inclusive o volume 30-1 (de setembro de 2008), publicado simultaneamente com a edição impressa.

Revista Brasileira de Ciências e Movimento - RBCM – Publicação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS e Universidade Católica de Brasília - UCB. No Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade Católica de Brasília está disponível o acesso livre aos conteúdos desde 1987 (ano 1, número 1), bastando que o leitor faça o cadastro. No site da Escola de Educação Física de Muzambinho estão disponíveis sumários e resumos de 1997 a 2005.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano – Publicação científica do Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria & Desempenho Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (NUCIDH), com circulação regular desde 1999. O material publicado se destina a divulgar a produção científica na área de educação física e áreas afins. Atualmente, sua versão impressa e eletrônica em língua portuguesa tem periodicidade semestral. Todo o conteúdo da revista está disponível em português no site, que é de livre acesso.

Revista Brasileira de Direito Desportivo - RBDD – Revista do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - IBDD.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - RBEFE – Publicação trimestral da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Continuação, a partir de 2004, da Revista Paulista de Educação Física.

Revista Brasileira de Futebol (The Brazilian Journal Soccer Science) – Publicação científica oficial do Curso de Especialização em Futebol promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), veículo de informação científica específica dessa modalidade esportiva. Acesso livre aos artigos. (ano 1, número 1, jan-jul/2008)

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - RBME – Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Publicada bimestralmente em formato bilingüe (português e inglês), com resumos também em espanhol. A RBME é indexada nas seguintes bases de periódicos científicos: SciELO, EMBASE, SIBRADID,LILACS. Em 2003 recebeu a classificação QUALIS A-Nacional da CAPES. Permite pesquisa na base artigos e disponibiliza textos completos.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - RBPE – da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp) tem por objetivo publicar pesquisas que possam contribuir para o avanço do conhecimento acerca da Psicologia do Esporte em suas variadas manifestações como esporte de alto rendimento, as práticas de tempo livre, a iniciação esportiva, os projetos sociais e a reabilitação. ISSN 1981-9145 - versão on-line.

Revista de Educação Física – Publicada pela Escola de Educação Física do Exército e, mais recentemente, pelo Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército. Periódico nacional mais antigo da área de Educação Física, com a sua primeira edição datando de 1932. Coleção completa disponível no site.

Revista Eletronica de Administração - REAd – criada em 1995 e publicada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi a primeira revista eletrônica da área na América Latina. Atualmente possui um acervo com mais de 600 artigos publicados, os quais recebem em média 400 acessos semanais de leitores do Brasil e do exterior. A REAd é classificada como B2 nos novos níveis de classificação do Sistema Qualis da CAPES (antigo Nacional A), e está em diversos outros indexadores. (ISSN 1413-2311)

Revista Fisioterapia e Pesquisa – Continuação da Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (ISSN 1413-7879). Revista científica, desde 1994 tem como objetivo divulgar a produção científica da Fisioterapia e outras áreas da saúde. Trimetral, indexada nas bases de dados LILACS - Latin American and Caribbean Health Sciences, LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Cientifícas de Américas, CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Sport Discus. A revista tem um diferencial na área de Fisioterapia que é ênfase na divulgação da pesquisa clínica e muito tem contribuído para a atualização e consolidação da Fisioterapia baseada em evidências. (ISSN 1809-2950)

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - REMEFE – É fruto de trabalho integrado de seu corpo diretivo e docente, com a colaboração de pesquisadores e acadêmicos estrangeiros e brasileiros, pretendendo ser um instrumento democrático de divulgação da produção científica de nossa área nas suas diversas manifestações e linhas de pesquisa, de caráter puro ou aplicado.

Revista Mineira de Educação Física – Revista do Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Revista Paulista de Educação Física – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - Publica pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte e áreas afins. Continua, a partir de 2004, como Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.

Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - rPOT – a realização de um projeto que visa a fomentação de produção de conhecimento e discussão crítica acerca do trabalho e dos processos organizacionais do ponto de vista das pessoas que os vivenciam e a eles estão submetidos.

SSE Exchange – Informativo científico trimestral do Gatorade Sports Science Institute – GSSI, com estudos e pesquisas sobre temas relevantes ligados às ciências do esporte, destinado a profissionais da atividade física, da medicina e da nutrição esportiva. Disponibiliza acesso aos textos completos dos documentos, desde o nº 1 de julho/agosto de 1995.
 

Terceira Idade, A - Estudos sobre o envelhecimento. São Paulo: Serviço Social do Comércio - SESC, Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade. Ano 1, n.1 (set.1988). São Paulo: SESC-GETI, 1988- Revista Quadrimestral – ISSN 1676-0336