Porque LER é importante

 

Como um ser pensante, o ser humano, desde o início dos tempos efetivou-se como um dominador. Ele primeiro desenvolveu suas ferramentas, depois desenvolveu a linguagem articulada e por fim, construiu sua sociedade.
Seguindo o processo de evolução, a sociedade desenvolveu-se em torno daqueles que possuíam o conhecimento e, conseqüentemente, o poder para dominar aqueles que não o possuíam. Sabia-se que a principal fonte deste conhecimento era o legado deixado por outros homens, precursores que registraram suas formas de pensar através da escrita.
 

Essa visão foi realmente reconhecida apenas na Idade Média, onde a grande detentora de todo esse legado era a Igreja Católica, privando o homem comum de pensar por si próprio, impodo-lhe suas ideologias e, pode-se arriscar, impedindo o processo natural de evolução.
 

Com a Reforma Protestante e a mudança radical da forma de pensar da sociedade em geral, que não mais prestava contas ou submetia-se ao poder da Igreja, viu-se uma crescente necessidade do conhecimento, pois através dele, novamente o homem poderia usufruir do prazer de sua vida — pregado pelo protestantismo como forma de salvação — e voltar às suas origens como dominador, agora através do maior poder emergente: o dinheiro.
 

Assim a leitura foi um elemento que influenciou o desenvolvimento da sociedade em que vivemos e uma das grandes resposáveis pelas transformações ocorridas. Hoje ela desempenha papéis diferentes: é uma prática lúdica que colabora na imaginação, no raciocínio e inclusive na inclusão social do homem, no seu poder de argumentação, na visão crítica de mundo, na informação instantânea em tempos de globalização e até na mudança da forma de pensar dessa mesma sociedade.
 

Através da leitura e dos benefícios que ela proporciona — o conhecimento por excelência — é que o ser humano se transformou no que é hoje e será através dela que surgirá o ser humano de amanhã.

http://www.lendo.org/o-poder-de-transformacao-da-leitura/
20110214