Trabalho escravo é tema de curso ministrado na EMASP

A iniciativa é uma parceria entre a EMASP e a SMDHC. Poderão participar servidores e servidoras da Prefeitura

 O trabalho escravo é um problema já conhecido no Brasil e a sua erradicação foi um compromisso assumido pelo governo federal, e também pela Prefeitura de São Paulo. Para fortalecer esse compromisso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), realizam o curso “Aspectos gerais sobre o trabalho escravo contemporâneo”, voltada aos servidores do município.

Incluir o tema do trabalho escravo na formação de servidores públicos municipais, especialmente aos servidores que trabalham com contratações, é uma das ações de prevenção (ação 40) previstas no Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo, lançado em maio do ano passado.

Para a assessora especial de Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, Marina Novaes, é importante que todo servidor tenha acesso aos conhecimentos e conceitos que orientam as políticas e ações de enfrentamento ao trabalho escravo. “O objetivo é proporcionar com este curso, a todos os gestores da escala municipal,  um processo de conscientização e a apresentação de instrumentos que possam ser usados na promoção do trabalho decente.”

As aulas serão ministradas pela assessora Marina Novaes e por Sergio Aoki, Renato Bignami, Luis Alexandre de Faria, Lívia dos Santos Ferreira, auditores do trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Com carga horária de quatro horas, serão abordados aspectos geográficos, migração, o plano municipal de erradicação do trabalho escravo, além de relatos e estudos de caso.

As inscrições estão abertas até 29 de abril aqui

Curso: Aspectos Gerais sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo
Dia 13/5, das 14h às 18h
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo
Avenida Zaki Narchi, 536, Carandiru
Tel.: (11) 3396-9817 / 9814 / 9816 / 9815