Prefeitura de São Paulo recebe projetos de combate ao trabalho escravo e o tráfico de pessoas

Inscrições foram prorrogadas até 28 de abril

Dia 28 de janeiro é Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data foi escolhida em homenagem a três auditores fiscais do trabalho e seu motorista, assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante fiscalização na zona rural de Unaí (MG).

Foto: Everton Amaro/Fiesp

Para marcar este dia, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo (COMTRAE/SP), abre o Edital Banco de Projetos - Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. 

O Banco de Projetos será composto por projetos previamente selecionados que contenham ações e iniciativas que visem à erradicação do trabalho escravo e o enfrentamento ao tráfico de pessoas na cidade de São Paulo. O Banco também servirá de base para a eventual destinação de recursos decorrentes da atuação da Procuradoria Regional do Trabalho, considerando os dispositivos contidos na portaria 170/2012 do MPT/PRT-2.

As inscrições foram prorrogadas até 28 de abril. As propostas serão avaliadas por uma Comissão Temática da COMTRAE/SP.

ACESSE O EDITAL

Campanhas #SomosLivres e Fashion Experience
Também amanhã, a partir das 14h, no Teatro Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900, 1º andar) será lançada a campanha #SomosLivres, de iniciativa da CONATRAE (Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo) e Ministério Público do Trabalho. A COMTRAE é uma das apoiadoras da campanha.

Na ocasião, será apresentada a primeira pesquisa nacional com o objetivo de entender como a população brasileira vê a questão da escravidão contemporânea. O evento contará com a conferência de Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em 2014.

Ainda nesta data haverá a abertura da exposição Fashion Experience, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Durante uma semana ficará exposta na Avenida Paulista, 1313, uma loja pop-up, que terá a intenção de conscientizar as pessoas sobre o consumo da cadeia produtiva da indústria da moda. A campanha, com apoio da COMTRAE/SP, faz parte da iniciativa global Fashion Revolution Day, criado após o desabamento do Edifício Rana Plaza, em Bangladesh, deixando 1133 mortos, em abril de 2013.