Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo tem primeira reunião

Secretário Rogério Sottili conduziu encontro e assinou portaria de nomeação dos membros. Também estiveram presentes o coordenador-geral da CONATRAE, José Guerra, e o jornalista Leonardo Sakamoto, coordenador da ONG Repórter Brasil e um dos membros da Comissão

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 3, a primeira reunião da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo (COMTRAE/SP). O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, que também assinou a portaria de nomeação dos membros da Comissão.

Instituída pela Prefeitura no dia 7 de outubro de 2013, a COMTRAE/SP tem como objetivo unir setores da sociedade – empresários, governo e trabalhadores – para prevenir e combater o trabalho escravo. Com a sua criação, São Paulo tornou-se a primeira cidade do País a ter uma comissão para a erradicação desse tipo de crime, que está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Promoção do Trabalho Decente.

“A promoção do trabalho decente é uma política fundamental para a inclusão social, a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento sustentável no Município. O prefeito Fernando Haddad tem dado muita importância para o tema, que envolve várias secretarias. Mas colocar essa questão na pasta de Direitos Humanos e Cidadania mostra a compreensão de que a política deve ser tratada de forma intersetorial e transversal”, disse Rogério Sottili.

A reunião também contou com a presença do coordenador-geral da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), José Guerra, que apresentou os conceitos centrais de trabalho escravo e o Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo. Depois, o jornalista Leonardo Sakamoto, coordenador da ONG Repórter Brasil e um dos membros da COMTRAE/SP, mostrou um contexto histórico do enfrentamento ao trabalho escravo.