Festival de Direitos Humanos

Conheça mais sobre o Festival de Direitos Humanos

 Trata-se de uma comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. O evento tem o objetivo de levar o debate sobre direitos humanos para as ruas da cidade e dialogar sobre a importância dos espaços públicos como locais de promoção e de vivência da cidadania através de uma série de atividades culturais, por meio de debates e das diversas linguagens artísticas, como a música, teatro, filmes, intervenções grafite e outras.
Sob o tema "Cidadania nas Ruas", o Festival tem a perspectiva de que o espaço público é o lugar do encontro dos diferentes e da explicitação dos conflitos, por isso trata-se de uma arena fundamental para a construção de novas relações sociais e de novos valores permeados pelos direitos humanos. Desse modo, as diversas atividades que compõe o Festival terão como foco a promoção da cidadania nas ruas tanto no centro quanto nas periferias da cidade.
Além disso, o Festival cumpre o objetivo de apresentar à cidade um balanço da política municipal de direitos humanos e cidadania ao longo do ano e aponta as ações planejadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para o ano seguinte.
Organizado pela SMDHC, o Festival busca envolver em sua organização o maior número de apoiadores, incorporando em seu calendário atividades das diversas secretarias municipais, além do Conselho da Cidade e os mais diversos órgãos e entidades que dialogam com a pauta dos direitos humanos. Além disso, para sua realização, contará com o apoio também de outras secretarias e de instituições que patrocinarão o evento.