Projeto “Cidadania Rodante nas Ruas da Luz”

Conheça mais sobre o Projeto “Cidadania Rodante nas Ruas da Luz”

 O saldo positivo do projeto-piloto “Casa Rodante: Cidadania nas Ruas da Luz” fez surgir uma possibilidade de construir inovadoras políticas públicas no município de grande impacto em territórios vulneráveis. Foi avaliado que, a partir de cada linguagem e instrumento utilizado em campo, é possível impactar em diferentes públicos, em diferentes escalas bem como alcançar diferentes tipos de resultados no resgate do sentimento de pertencimento a cidade e incentivo a participação na vida pública, bem como, na disputa simbólica dos valores dos direitos humanos.
Assim, foi estabelecido um convênio de 14 meses com a Associação Sabiá, onde se iniciou o projeto “Cidadania Rodante nas Ruas da Luz”. A Associação propõe a realização de ações de ressignificação do espaço público pela cidadania, por meio de ações redutoras de vulnerabilidade e potencializadoras de capacidades como: intervenções socioculturais, ações artísticas pautadas nos direitos humanos, articulação social, atividades de redução de danos e estratégias de enfrentamento à violência e vulnerabilidade social através da arte e participação social.
A Associação Sabiá, criada em 2002, trabalha com temas ligados às áreas de educação, meio ambiente, saúde e cultura. Trata-se de uma organização do terceiro setor que foi qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), em 2010. A Associação possui vasta experiência na área dos direitos humanos.
Com atividades estimuladoras de vizinhança, realizadas pela equipe e por convidados mensais, haverá a presença da música, dança na rua, leitura e contação de estórias, brincadeiras de rua, pinturas diversas, artes urbanas e feiras de trocas, plantio e replantio de mudas, englobando todas as demais atividades socioculturais em desenvolvimento no projeto; o Mutirão será o encontro de todas as ações e seus respectivos públicos no espaço comum do território, uma praça de cidadania, compartilhamento e educação.