Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania

Conheça mais sobre o Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania

 O Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania guia todas as ações da Coordenação de Direito à Cidade. Pretende promover a ressignificação do espaço público, articulando ações de governo e iniciativas da sociedade civil, como forma de efetivar os direitos humanos e fortalecer o exercício da cidadania, bem como apoiar formas inovadoras e não tradicionais de participação e diálogo social.
Na apresentação do Plano de Ocupação, foi destacado o trabalho desenvolvido por inúmeros coletivos atuantes em São Paulo, que já protagonizam diversas ações de intervenções urbanas na cidade. Foi com o diálogo estabelecido com esses coletivos e ouvindo as demandas da sociedade a partir de debates que o documento foi concebido.
Estruturado em três eixos estratégicos – Cultura de Direitos Humanos, Ocupação do Espaço Público e Participação Social –, o Plano contém, entre suas propostas, o Circuito de Intervenções Urbanas para a cidadania, no qual, estão os três projetos pilotos que visam desenvolver experiências de política de intervenção urbana em territórios simbólicos e de referência para os direitos humanos a fim de promover a ressignificação do espaço público. São eles: “Cidadania nas Ruas da Luz – Casa Rodante”; “Projeto Wikipraça” e “Cidadania nas Ruas – Praça da Kantuta”.

Veja o plano na íntegra