Reunião da devolutiva dos projetos acontecerá nesta sexta-feira

Os 40 projetos selecionados contemplam ações nas 5 macrorregiões da cidade e ideias que conectam comunicação, tecnologia e luta por direitos

Capa do livro “Redes e Ruas – Inclusão, Cidadania e Cultura Digital”. Ilustração: Béa Tibiriçá

Criado em 2015, em caráter experimental, o edital Redes e Ruas – uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura (SMC), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Serviços (SES) – anuncia hoje (22) a relação de projetos selecionados para sua segunda edição. Os 40 projetos selecionados terão suas ações desenvolvidas até o início de 2017.

Ao todo, foram 235 inscrições, recebidas por meio da plataforma SPCultura, sendo: 7 da categoria Robótica; 90 de Midialivrismo; 102 de Intervenção Digital ; e 36 de Formação em Rede. A comissão de seleção, responsável pela classificação dos projetos, foi composta por representantes das áreas de cultura digital, comunicação e cidadania: Bianca Maria Santana de Brito, Mariel Rosauro Zasso, Francisco Edvan Monteiro Paulo, Raul Julio Souza Peres, Paula Impellizzieri Schmidt, Adolfo Pinheiro Fernandes, Barbara de Oliveira Lopes, Bruna Mantese, Avelino de Souza Neto, Renata Rocha Cirilo, José Antonio da Costa Fernandes e Marília Jahnel de Oliveira.

A nota de corte para classificação foi de 50 pontos, sendo que a somatória máxima não poderia ultrapassar 100 pontos. Os representantes dos projetos pré-selecionados tem de até 5 (cinco) dias corridos, contados a partir desta quinta-feira (23), para apresentar a manifestação de aceite quanto a sua participação no programa.

Acontecerá ainda,  na sexta-feira (15), às 15h na Galeria Olido, a devolutiva dos projetos inscritos no Edital Redes e Ruas. Como previsto 11.16 do edital, esta é uma etapa obrigatória do processo seletivo, quando os membros da comissão organizadora apresentarão os objetivos do edital, a descrição das categorias, além dos critérios de avaliação e a metodologia de trabalho adotada pelo grupo na seleção dos 40 projetos contemplados.

CONFIRA AQUI a relação completa de selecionados, seus respectivos suplentes e os desclassificados por ordem de classificação e categoria.

Redes e Ruas
O edital Redes e Ruas foi criado para estimular ações de cultura digital na cidade a partir da indução de processos estético-criativos, econômicos e de promoção da cidadania, apoiando-se em outros projetos e ações em andamento na cidade e que se relacionam com esta iniciativa, entre eles, a rede municipal de Pontos de Cultura, o programa Ruas Abertas, o projeto Centro Aberto, as praças digitais do Programa WiFi Livre SP, telecentros e os laboratórios de fabricação digital do programa FabLab Livre SP.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o direito à cidade, a inclusão digital, a cidadania e a ocupação do espaço público pela cultura. Neste ano, os projetos selecionados contarão, ao todo, com investimento de R$ 2,45 milhões.