SMDHC participa do 14º Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Evento debateu os territórios da convivência nas cidades e discutiu os programas 'Cidadania Rodante' e 'Transcidadania'

Entre os dias 1 e 4 de junho a cidade de Rosário, na Argentina, foi sede do 14º Congresso Internacional de Cidades Educadores, onde a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) , por meio de sua Assessoria Internacional, participou com duas experiências: o Cidadania Rodante nas Ruas da Luz (Coordenação de Promoção do Direito à Cidade) e o Programa Transcidadania (Coordenação de Políticas para LGBT). O primeiro foi apresentado no evento por Diná Ramos, gestora do projeto; já o segundo por Fernando Almeida, assessor internacional da Secretaria Municipal de Educação e representante da Prefeitura de São Paulo na Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice).

Com o tema “Os territórios da convivência nas cidades”, o evento contou com a participação de representantes de 133 cidades de 23 países. Do Brasil, participaram os municípios de Santos, Santo André, Sorocaba e Porto Alegre, entre outros.

Em sua apresentação, Diná falou do programa 'De Braços Abertos' (DBA) e da experiência do projeto 'Cidadania Rodante' no território da Luz, que promove ações de redução de danos e articulação social, além de atividades de agricultura, cultura e mobiliário urbano junto aos beneficiários do DBA, trabalhadores e moradores da região.

Além do Brasil, também estiveram presentes representantes de diversas cidades da América Latina, como Buenos Aires, Montevidéu e Bogotá. Coreia do Sul, Finlândia e Portugal também levaram delegações numerosas. Estiveram presentes no encontro o diretor-executivo da ONU Habitat, Joan Clos, o governador da Província de Santa Fé (Argentina), Miguel Lifschitz, e a prefeita de Rosário, Mónica Fein.

O congresso ocorre a cada dois anos e figura como um momento em que prefeitos, vereadores, técnicos de municípios, prefeituras e representantes de organizações da sociedade civil do mundo todo se reúnem em um espaço de diálogo, intercâmbio de práticas de referência e reflexão conjunta. O evento é organizado pela Aice em conjunto com a Prefeitura da cidade-sede.

Acesse aqui o documento final produzido no 14º Congresso Internacional de Cidades Educadores.