Prefeitura de São Paulo debate Direito à Cidade em Barcelona

Encontro Temático sobre Espaços Públicos integra etapa preparatória para a Habitat III

Nos dias 4 e 5 de abril a cidade de Barcelona, na Espanha, reuniu representantes de governos locais e organizações sociais atuantes na área do desenvolvimento urbano para compartilhar políticas públicas e estratégias para construção de cidades e territórios mais inclusivos, sustentáveis e democráticos.

A coordenadora-adjunta de Promoção do Direito à Cidade da Prefeitura de São Paulo, Esther Madeleine Leblanc, participou do encontro e apresentou o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Fernando Haddad na promoção de novos usos do espaço público que garantam a criação de uma cidade mais humana, feita para as pessoas.

A Prefeitura de São Paulo criou, em 2013, sua Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e, vinculada a ela, uma Coordenação de Promoção do Direito à Cidade. Desde então, o município tem estimulado, em diálogo permanente com os movimentos sociais e coletivos urbanos, novos instrumentos que possibilitem uma gestão democrática da cidade e a ocupação dos espaços públicos pela cidadania.

“Queremos deixar como legado para os cidadãos uma cidade mais inclusiva, mais participativa, mais colorida e mais comunitária. Uma cidade que constrói vizinhança, na qual a dimensão do espaço público seja central na convivência de todos e todas”, afirmou Leblanc.

O encontro organizado pela ONU junto à Prefeitura de Barcelona faz parte da etapa preparatória para a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). A conferência é realizada a cada 20 anos e a terceira edição acontece em Quito, Equador, no mês de outubro.

Acesse aqui a Declaração de Barcelona (em inglês). O documento compila as contribuições das cidades participantes do Encontro Temático sobre Espaços Públicos para a elaboração da Nova Agenda Urbana que será aprovada durante a Habitat III.