População em situação de rua participará de projeto fotográfico

Ação acontece em parceria com entidades inglesas e integra o 3º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas

Cinquenta pessoas em situação de rua receberão na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, câmeras fotográficas para registrar a São Paulo que vivem. Cada um deles ficará cerca de dois dias com a máquina para produzir 24 fotos. Posteriormente, as 13 melhores imagens captadas serão escolhidas para compor um calendário que será lançado no 3º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, em dezembro.

Foto de Reginaldo Silva para a exposição Olhares das Ruas

O projeto, batizado de "Minha São Paulo - o olhar da cidade pela população em situação de rua", acontece no âmbito da rede With One Voice, integrada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com as organizações inglesas People’s Palace Projects e Streetwise Opera, o British Council e Calouste Gulbenkian Foundation. Além dos parceiros, três áreas da SMDHC estão diretamente envolvidas no desenvolvimento do projeto: as coordenações de Políticas para População em Situação de Rua e de Promoção do Direito à Cidade, e a Assessoria de Relações Internacionais.

Idealizado pelo CaféArt, o projeto foi pioneiramente realizado no Reino Unido e tem como base a valorização da arte desenvolvida pela população em situação de rua. A metodologia adaptada para São Paulo envolverá uma breve oficina de fotografia antes da entrega de câmeras fotográficas descartáveis a 50 pessoas que estão em situação de rua. Eles terão dois dias para tirar fotos da cidade e de sua realidade. Após o retorno das câmeras, as imagens captadas serão selecionadas por um comitê formado por representantes do movimento de população em situação de rua, parceiros, organizações da sociedade civil e fotógrafos.

Vinte imagens escolhidas formarão uma exposição aberta, onde o público poderá votar nas treze melhores fotos, que comporão a arte de um calendário. Os autores das fotos selecionadas serão premiados pela organização e o calendário será vendido pelas organizações parceiras. Todo o dinheiro da venda será destinado a projetos de arte e cultura para a população em situação de rua da cidade.

Intercâmbio São Paulo - Londres
As formações que acontecerão em São Paulo representam a continuidade do intercâmbio With one Voice, iniciado em abril de 2015 quando representantes da SMDHC estiveram em Londres para apresentar dois projetos realizados no Festival de Direitos Humanos de anos anteriores – “Eu Existo”, de 2013, e “Meu Olhar”, de 2014, ambos realizados com a população em situação de rua.

A ida a Londres teve ainda o objetivo de conhecer experiências e projetos sobre a temática de arte e cultura para a população em situação de rua desenvolvidos na Inglaterra. A continuidade da parceria também ocorre no âmbito do Memorando de Entendimento, assinado no último mês de agosto, entre a SMDHC, o Consulado do Reino Unido em São Paulo e o Conselho Britânico.

A ideia é que a partir dessa formação seja possível replicar o bem-sucedido projeto do CaféArt em São Paulo. O intercâmbio pode também ajudar a criar subsídios para inspirar a estruturação de uma política pública de cultura e direitos humanos para a população em situação de rua.

Lançamento do Projeto Minha São Paulo
Rua Dr. Lund, 361 – Viaduto do Glicério
Dia 2/11, 9h30