Dia Internacional da Língua Portuguesa tem exposições, shows, oficinas e participação de população em situação de rua

 

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio, o Museu da Língua Portuguesa montou uma programação na Estação da Luz para enaltecer as artes, a educação e a cultura em São Paulo, em torno do questionamento “Qual é a sua língua portuguesa?”. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua, atuou como intermediária entre os organizadores culturais e os Centros de Acolhida da região, levando pessoas para participar.

A programação cultural se estendeu pelos dias 3, 4, e 5 de maio, preenchendo dias e noites com inúmeras atividades, exposições, shows e oficinas. Foram realizadas ações que enfatizavam o caráter da palavra como imagem, grupos de contação de histórias, aulas de discotecagem com o DJ Eugênio Lima e ainda shows dos artistas Caju e Castanha e Bro Mc’s.

O Complexo Prates I formou um grupo de 15 acolhidos, que participaram da oficina de construção e customização de maquetes da Estação da Luz. Os participantes customizaram roupas com carimbos feitos nessa oficina, uma experiência que a psicóloga do complexo considerou enriquecedora: além de ensinar uma nova técnica artística, a memória do evento pôde ser concretizada em uma camiseta, que os participantes produziram e puderam levar como presente.

Participaram também cinco pessoas do Centro de Acolhida Portal do Futuro, outro espaço destinado à população em situação de rua da região. Durante todo o fim de semana, as pessoas em situação de rua tiveram uma oportunidade de participar de um evento diferente, celebrando o idioma falado no país.