The Street Store SP trouxe dignidade e cidadania aos moradores de rua da capital

Foi realizado no ultimo sábado (19), dia nacional da luta da população de rua, o Projeto The Street Store SP. Das 10 às 17h, no Vale do Anhangabaú, foi montada uma loja de doações de roupas – para que os moradores de ruas e pessoas carentes pudessem examinar e escolher as roupas que gostassem, como se estivessem “fazendo compras”. Além da loja, foram também oferecidos banho, cabeleireiro e barbeiro; orientação jurídica e social; maquiagem, manicure e quick massage; entretenimento com banda ao vivo; refeição e água potável. Para os cachorros – companheiros fiéis de muitos moradores de rua – houve também banho e tosa, tudo oferecido de forma gratuita.

Nem a chuva atrapalhou: durante todo o dia 234 voluntários trabalharam no projeto, atendendo a 1387 pessoas. Foram arrecadadas 7 mil peças de roupas, das quais 4 mil foram entregues. Houve ainda a distribuição de mil kits higiene e 500 cobertores, além de 1500 refeições servidas. Os animais não foram esquecidos: 90 quilos de ração foram distribuídas aos moradores de rua, para alimentarem seus companheiros.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania apoiou o evento em São Paulo, oferecendo suporte e logística.


Projeto The Street Store SP

Braço internacional de uma iniciativa que começou em 2014 na Cidade do Cabo, na África do Sul, o projeto é realizado em dezenas de cidades por todo o mundo, levando dignidade e respeito à população menos favorecida. Em São Paulo existem mais de 15 mil moradores em situação de rua – e que agora, com o período frio, se encontram ainda mais fragilizados.