Pessoas em situação de rua se formam em curso para manipulador de alimentos

Focado em qualificação profissional, formação é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com o SENAI

Seis alunos em situação de rua se formaram no Curso de Manipulador de Alimentos ministrado pelo SENAI Barra Funda, que faz parte do programa de profissionalização para a população em situação de rua promovido pela Prefeitura de São Paulo. O curso é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com o SENAI São Paulo. Na última quinta-feira (22), os alunos e a professora se reuniram com os organizadores do curso para um evento de encerramento.

Com carga horária de 180 horas, o Curso de Qualificação Profissional Manipulador de Alimentos tem como objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução e controle dos processos de manipulação, fabricação e acondicionamento de alimentos seguros de acordo com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade.

“Agora tenho uma nova perspectiva de trabalho onde eu posso fazer uma produção caseira do que a indústria já vende e ter uma fonte de renda. Ou também posso ingressar no mercado de trabalho. O curso nos fortalece para sair do desemprego”, garante Ricardo. Orientados pela professora Valéria, os alunos José Ricardo da Silva, José Carlos Mateus, Marcelo Theodoro Pinto, Necir Tassi da Costa, Sabrina Carla Viana e Willian Tadeu Conrado completaram com sucesso a formação depois de quase três meses de estudo.

“Pra mim foi um curso fantástico porque nele eu pude me encontrar! Não sabia que eu gostava de cozinhar e agora aprendi a fazer hambúrguer, coxinha, esfiha, etc. Vai me ajudar bastante a não retornar para a situação de vulnerabilidade e voltar bem pra sociedade”, entusiasma-se Marcelo, já formado como pizzaiolo em outro curso oferecido pela Prefeitura. “Sem qualificação profissional como a gente vai atender o perfil do mercado? Tomara que nunca pare esse tipo de assistência social, que é ótima para o cidadão”, completa.

Além de oferecer formação profissional para a população em situação de rua, o curso também encaminha os formandos para o mercado de trabalho. Com o apoio da Central de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), os alunos passam por uma triagem para receberem orientação profissional e serem colocados em contato com as empresas contratantes. As vagas disponibilizadas podem ser na área de atuação do curso ou qualquer outra de preferência deles, de acordo com o perfil.

A formatura contou com a presença da coordenadora-adjunta de Políticas para a População em Situação de Rua da SMDHC, Julia Carvalho. “Estou muito feliz por estar presente neste dia especial. Sabemos que não é fácil, mas vocês conseguiram concluir mais uma etapa importante!”, afirmou. “É possível ver nestes quase 3 meses de curso o quanto vocês aprenderam, tanto na área de alimentação como na vida. Vejo vocês mais maduros e preparados para o mundo do trabalho”, completou a coordenadora, que aproveitou para ressaltar a importância da parceria com o SENAI, fundamental para a realização das formações.