Pessoas em situação de rua se formam no Curso de Pizzaiolo do Senac

O curso tem como objetivo a capacitação profissional e a reinserção no mercado de trabalho

Em cerimônia simples e emocionante, o Curso Profissionalizante de Pizzaiolo do Senac Aclimação formou 13 novos profissionais que fizeram parte do programa de formação para pessoas em situação de rua, promovido pela Prefeitura de São Paulo. Batizado de “PopRua”, o curso é fruto de uma parceria entre o Senac e as secretaria municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Com duração de 160 horas, o curso é voltado especialmente para a população em situação de rua e tem como objetivo a capacitação profissional e a reinserção desta população no mercado de trabalho. Os alunos fazem parte de diversos centros de acolhida da cidade de São Paulo e são selecionados por assistentes sociais de acordo com suas preferências de trabalho.

A coordenadora-adjunta de Políticas para a População em Situação de Rua da SMDHC, Júlia Lima, destacou que essa oportunidade é resultado de uma soma de esforços para possibilitar melhores oportunidade de trabalho para a população em situação de rua. “Hoje tivemos a formação de 13 pizzaiolos que tiveram um aumento na autoestima ao longo de dois meses de curso, e que chegaram ao final dele com novas possibilidades de emprego”.

Luis Carlos Pereira da Silva, um dos formandos

O formando Luis Carlos Pereira da Silva, do Centro de Acolhida Autonomia em Foco, da Sé, contou que estava feliz por poder voltar a estudar. “Além fazer pizzas, aprendi também a fazer outras receitas como esfiha, fogazza e antepastos. Não dá pra lembrar tudo, mas o que não lembro olho nas apostilas que nos deram”, comentou emocionado. Ele comemorou a formação e o primeiro diploma acompanhado das três filhas, Isabel, Sara e Stephanie.

O professor e paraninfo da turma, o chef Delmas de Oliveira, disse que poder ministrar este curso é uma grande oportunidade de crescimento, não apenas profissional, mas principalmente pessoal. “É um tempo em que eu pude aparar arestas internas da minha vida, refletir com os problemas deles e poder vivenciar cada segundo da melhor forma possível”, lembrou. Para ele, o grande objetivo do curso não era somente fazer boas pizzas, mas principalmente formar pessoas que possam viver de forma melhor.

Damian Obirmeka, imigrante nigeriano e ex-aluno do curso de pizzaiolo do Senac

A formatura também contou com a presença do ex-aluno Damian Obirmeka, imigrante nigeriano que fez parte do curso de pizzaiolos em 2015 e hoje trabalha como auxiliar na cozinha do Centro Educacional Senac Aclimação. Damian é chegou no Brasil em 2013, fugindo da guerra civil na Nigéria. Formado em administração em sua terra natal, ao chegar aqui não conseguiu nenhum emprego. “Para conseguir um trabalho aqui no Brasil eu tinha que ter alguma outra formação, e o curso de pizzaiolo permitiu que eu conseguisse um emprego em uma grande pizzaria de São Paulo, e depois aqui no Senac, que é onde eu quero ficar”, contou. A esperança de Damian é que outras pessoas em situação de rua possam ter a mesma oportunidade que ele.