Seminário Internacional reúne especialistas em abuso e dependência de drogas

 

 

Com um auditório lotado, especialistas internacionais e brasileiros participaram nesta terça-feira (26) – Dia Mundial de Combate às Drogas – de Seminário Internacional sobre o tema, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Como convidados internacionais participaram o norte-americano Jeffrey Zinsmeister, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e que abordou o tema da Justiça Terapêutica, de apoio a vários países, e o português Carlos Fugas, psicólogo clínico que desenvolveu o tema da “Terapia Sintônica”, tratamento terapêutico desenvolvido em Portugal e que vem sendo bastante difundido em comunidades terapêuticas portuguesas e europeias.

A cerimônia de abertura contou com as presenças da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, do médico psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, coordenador da Unidade de Pesquisa de Álcool e Drogas na Escola de Medicina da Universidade Federal Paulista (e que também participou como palestrante de um dos painéis), do vereador Aurélio Nomura e de Miguel Tortorelli, coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O prefeito Bruno Covas também prestigiou o seminário, participando da abertura dos painéis da parte da tarde. “É um desafio o trabalho junto à Cracolândia. Em nome dos Direitos Humanos precisamos atuar para ajudar as pessoas que vivem naquela situação vulnerável. Seria desumano deixá-las como estão, pois muitas perdem a capacidade de discernimento, a capacidade de escolha. As políticas são duradouras, permanentes. Não há milagre, são necessários muitos movimentos para amenizar os problemas”, afirmou.

Para a secretária Eloisa Arruda, a questão das drogas assume nível de epidemia. “Esse tema de combate às drogas é uma prioridade em nossa gestão. A dependência química preocupa famílias e coloca pessoas em situação de extrema vulnerabilidade”, afirmou. A secretária ainda relembrou suas experiências no combate ao uso de drogas durante seu período como titular na Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e como promotora de justiça na área criminal: foi em uma das salas da Secretaria que surgiu, em 2011, a Coordenação de Políticas sobre Drogas, que até então não havia no Estado. De sua experiência como promotora de justiça, a secretária recorda que no passado os casos de homicídio tinham como origem, entre outras razões, as brigas de bar e o feminicídio. Hoje, entre as principais causas estão as questões relacionadas a disputas do tráfico de drogas.

O seminário contou ainda com a participação dos palestrantes Adriana Kachani, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo; Maria de Fátima Rato Padin, doutora e especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo; e Marcelo Ribeiro, psiquiatra, especialista em Dependência Química e diretor-técnico do Cratod.

Sobre a data
O Dia Internacional de Combate às Drogas ou Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é celebrado mundialmente no dia 26 de junho. A data foi definida por resolução da Assembleia Geral da ONU, de 7 de junho de 1987, com base em recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano, ocasião em que foi aprovado o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.