Palestra sobre combate às drogas lota auditório da SMDHC

 

 

O auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) ficou lotado na tarde desta terça-feira (20) para a palestra sobre Prevenção às Drogas e Alcoolismo, promovida pelo Departamento de Políticas sobre Drogas. Logo na abertura o diretor Miguel Tortorelli e seus assessores técnicos apresentaram aos participantes o Programa Mães da Luz, que trabalha no acolhimento e orientação para famílias de dependentes químicos. Desde que foi lançado, em julho do ano passado, o projeto já realizou mais de cinco mil atendimentos.

No encontro, o empresário Marcelo dos Santos deu um depoimento sobre sua experiência com o alcoolismo, desde o começo do vício até a busca pelo tratamento. Ele ressaltou que, embora seja difícil, o dependente só conseguira buscar ajuda e seguir em frente ao aceitar que a dependência – seja ela qual for – é uma doença incurável, progressiva e fatal.

Utilizando-se de uma linguagem mais dinâmica e leve, o psicólogo e coronel Edson Ferrarini deu explicações sobre os diferentes tipos de drogas, os efeitos no organismo e no cérebro humano e os fatores de risco envolvendo cada uma delas, alertando também para a questão da espiritualidade como um fator importante na prevenção. Vários participantes aproveitaram a ocasião para tirarem dúvidas sobre a dependência e codependência, além de relatos e testemunhos que emocionaram os presentes.


Mães da Luz

O Programa Mães da Luz oferece informações e diversas orientações aos familiares dos dependentes, conscientizando sobre a importância do tratamento e acompanhamento de seus parentes. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Rua Libero Badaró, 119 – Centro.