SMDHC e Liga das Mulheres Eleitoras distribuem leite para mães em situação de vulnerabilidade

 

 

 

No dia 21 de dezembro, ação conjunta entre as coordenações de Política sobre Drogas, Política para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Fundação da Libra- Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil proporcionou a arrecadação de mais de 100 latas de leite que foram distribuídas para as casas Bakhita 1 e Bakhita 2, entidades que funcionam como lar transitório de crianças. A atividade também se estendeu para grávidas e mães em situação de rua, cadastradas no projeto do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar), que tem como objetivo o tratamento destas mulheres contra a dependência química.

A proposta é fortalecer ainda mais o projeto que acolhe, orienta e estreita vínculos entre mães e bebês durante o tratamento contra dependência química e pré-natal. Desta forma, as mulheres em situação de vulnerabilidade resgatam a cidadania para que possam criar seus filhos com qualidade de vida.

A participação da Liga das Mulheres Eleitoras junto à SMDHC tem sido constante. Em setembro deste ano, as representantes da Liga ofereceram dezenas de enxovais como doação para o “Chá de bebês! Menina ou Menino?” – projeto criado pelas equipes do Consultório na Rua e Rede BomPar.

Casa Bakhita

Fundada em 2006, com o apoio da entidade BomPar, a instituição funciona como lar transitório, abrigando crianças retiradas de seus pais pela Justiça (por causa de situações de dependência química ou extrema pobreza), ou deixadas em hospitais. Na casa, as crianças são acolhidas e cuidadas, à espera de adoção ou aguardam por decisão judicial para retornar à família.

O local abriga cerca de 20 crianças, cuidadas 24 horas por dia. O nome do espaço homenageia a santa Josefina Bakhita (1869-1947), primeira santa africana.