Nova edição do projeto Menina ou Menino? Chá de bebês é realizada

 

A assessora de Políticas Públicas sobre Drogas, Cláudia Neves e a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Gislaine Caresia, representaram a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em mais uma edição do projeto “Menina ou Menino? Chá de bebês”.

São parceiras do projeto de entrega dos enxovais a coordenadora Marta Marques, da Rede Bompar, Marta Lívia Suplicy, presidente nacional da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra), Edilene Jacob, diretora da Virada Feminina e Clarice D´Urso, coordenadora de ação social da OAB-SP.

Além de entregar enxovais às gestantes, foram oferecidos corte de cabelo, serviço de manicure e um álbum fotográfico.


Menina ou Menino? Chá de Bebês


O projeto é uma estratégia criada pelas equipes do Consultório na Rua para que futuras mães aceitem o tratamento da dependência química e o acompanhamento pré-natal. Segundo a equipe do programa, muitas gestantes em situação de rua queriam fazer o acompanhamento médico, mas temiam que os filhos fossem tirados delas quando nascessem – e, com o acolhimento, passam a ter uma perspectiva diferente.

Como incentivo, frequentadoras regulares das consultas ganham um ensaio fotográfico a partir do quinto mês de gravidez. Se a adesão for constante, no oitavo mês a futura mamãe recebe um enxoval completo. Além dos encontros trimestrais (dos quais outras mães que passaram pelo programa também participam, oferecendo apoio e troca de experiências), as gestantes são acompanhadas mensalmente em oito unidades do Consultório na Rua.