Fundador da Drug Policy Alliance visita Programa 'De Braços Abertos'

Ethan Naldemann, referência mundial sobre redução de danos no uso problemático drogas, avalia o Programa e espera que sirva de modelo para o Brasil e para América Latina

Com sapatos surrados de cor marrom, calça de linho cinza e camisa verde listrada de mangas curtas, Ethan Naldemann caminhou nesta terça-feira (14) pela manhã na região da Luz, centro de São Paulo, mais parecendo um comerciante local, não fosse a quantidade de pessoas, câmeras de vídeo e máquinas fotográficas acompanhando seus passos. A vestimenta simples e o sorriso aberto são só um traço da personalidade deste americano fundador e diretor-executivo da Drug Policy Alliance, organização não-governamental baseada em Nova York que promove o debate público sobre o uso de drogas, segurança pública e sistema carcerário. Além disso, é a principal organização de defesa da descriminalização da maconha e da instituição de políticas de redução de danos nos Estados Unidos.

“Quando eu falo sobre políticas de redução de danos, eu explico que cinto de segurança é redução de danos, motociclistas e ciclistas usarem capacete é redução de danos, pegar um taxi para voltar para casa depois de beber com os amigos é redução de danos. Qualquer coisa que tenha a capacidade de reduzir o risco de pessoas que praticam atividades perigosas ou arriscadas é redução de danos”, explicou Naldemann.

Referência mundial no assunto, ele disse conhecer o Programa ‘De Braços Abertos’ a partir de estudos e se mostrou satisfeito com o que viu. “Eu tenho lido sobre o Programa, mas ver com os meus próprios olhos traz uma compreensão mais profunda sobre o que está acontecendo. O que o prefeito está fazendo aqui é exatamente a coisa certa a se fazer. São políticas que reduzem crimes, salvam vidas e economizam dinheiro dos contribuintes. É uma abordagem racional e é uma pena que seja tão complicado politicamente executar estas iniciativas. O que São Paulo está fazendo está baseado em modelos internacionais de sucesso. Espero que sirva de modelo para o restante do Brasil e da América Latina”, avaliou o diretor-executivo.

Em sua visita à região da Luz, Nadelmann conheceu o equipamento de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana, a tenda do ‘De Braços Abertos’ na rua Helvetia e a praça Largo Coração de Jesus, revitalizada por meio do Programa. “As pessoas veem a dependência do crack como um monstro, mas se você trata o dependente de crack como um ser humano e oferece a ele a oportunidade de ter uma refeição, um lugar para dormir e um trabalho, ele começa por si só a reduzir o consumo. As evidências mostram que se as pessoas têm a oportunidade de ter uma vida melhor, elas vão escolher o caminho que leva a isso”, disse Ethan Nadelman.

Antes de conhecer o Programa in loco, Nadelmann foi recebido na sede da prefeitura pelo prefeito Fernando Haddad. “As pessoas estão buscando alternativas no combate às drogas. O nosso ‘De Braços Abertos’ chamou atenção da comunidade internacional porque no contexto latino-americano é uma das primeiras iniciativas de redução de danos envolvendo um conjunto tão grande de pessoas. Já mudou a região da Luz e, mais do que isso, vem mudando a maneira das pessoas pensarem o problema”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. Após apresentar a metodologia e os primeiros resultados dos programas, Haddad conversou com Nadelman sobre outras experiências internacionais.

Segundo Maria Angélica Comis, assessora especial de políticas públicas sobre drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, a visita de Nadelmann é importante para o Programa. “Ele legítima o Programa, como uma política de redução de danos e que pode ser eficaz no atendimento integral do usuário problemático de drogas. É uma pessoa que está há muitos anos atuando na área e que, para além de conhecer o ‘De Braços Abertos’, também pode contribuir com sugestões e opiniões para qualificá-lo ainda mais.”

Larissa Beltramim, secretária-adjunta da SMDHC, reforça a visibilidade que a experiência da Prefeitura de São Paulo tem tido entre acadêmicos e especialistas não só do Brasil, mas principalmente do exterior. “Estamos realizando um trabalho que une esforços de diversas secretarias do governo, todos imbuídos da convicção de valorizar o ser humano, resgatar sua autoestima e reduzir sua vulnerabilidade. Um Programa audacioso e que em menos de um ano já apresenta resultados animadores”, disse.

'De Braços Abertos'
A Prefeitura implementou o programa “De Braços Abertos” após um acordo no início do ano com moradores de 147 barracas que ocupavam as ruas Helvetia e Dino Bueno. Por meio do Programa, a administração municipal oferece moradia em sete hotéis, três refeições diárias, oportunidade de emprego com renda de R$ 15 por dia, além de tratamento contra o vício com acompanhamento.

Atualmente, são 513 beneficiários cadastrados, dos quais 23 receberam o atestado médico de aptidão ao mercado de trabalho. Outros 122 estão em tratamento voluntário contra dependência química. Dados do início de março apontam que o consumo de crack entre os beneficiários do programa foi reduzido, em média, de 50% a 70%. De uma média inicial de 10 a 15 pedras por dia, o consumo passou à média de cinco pedras diárias, concentrado no período noturno, segundo os relatos. Do total de beneficiários cadastrados, são 307 homens, 169 mulheres e 37 crianças. Já são 23 usuários trabalhando fora do programa, além dos 49 que atuam nas frentes de trabalho em órgãos municipais. Outros 260 seguem no serviço de varrição de ruas e 25 participantes estão no projeto Fábrica Verde, um curso de capacitação voltado à área de jardinagem.