Beneficiários do 'De Braços Abertos' recebem aval para reingressar no mercado de trabalho

Primeiras 23 pessoas serão cadastradas para deixar varrição e iniciar outras funções, principalmente no comércio da região

O Programa 'De Braços Abertos', destinado a pessoas com uso problemático de drogas da região da Luz, ganhou mais uma etapa. Os primeiros 23 beneficiários receberam atestado médico comprovando que estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 3, pelo prefeito Fernando Haddad, durante a reinauguração da Praça do Largo Coração de Jesus, na Luz, região central da Cidade. A previsão é que as primeiras 23 pessoas comecem a trabalhar no comércio da região.

"Temos agora a primeira leva de pessoas que possuem atestado médico de emprego formal, os primeiros 23 casos de pessoas que estão com atestado médico e que podem ter emprego. Então, nós vamos começar uma nova etapa do programa, que é a empregabilidade dessas pessoas, para que elas completem plenamente a sua dignidade", afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Praça Largo Coração de Jesus

Reinaugurada, a praça, localizada entre as alamedas Glete e Dino Bueno, faz parte da recuperação do bairro, que por meio de ações dos governos federal, estadual, municipal e da iniciativa privada, reúne atividades desenvolvidas em conjunto com a comunidade para que a região volte a ser frequentada. A praça foi reformada, assim como a quadra poliesportiva e o playground que existem no local. O espaço ganhou ainda uma academia a céu aberto.

Também foi instalada uma Base Comunitária da Polícia Militar, que atuará de forma coordenada com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), promovendo mais segurança aos usuários da praça e aos beneficiários do Programa 'De Braços Abertos'. Segundo um levantamento preliminar realizado pelo Núcleo de Policiamento Inteligente da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, nos três primeiros meses deste ano, houve uma redução de mais de 40% dos registros de furto e roubo de veículos e de mais 20% nos registros de roubo em geral, em comparação ao mesmo período do ano passado. Também foi identificada uma redução de aproximadamente 20% sobre os registros de homicídios e tentativas de homicídio.

A revitalização da área foi realizada pela seguradora Porto Seguro, cuja sede está localizada a um quarteirão do local. A empresa possui um Termo de Cooperação de Conservação e Manutenção de Área Verde firmado com a administração municipal, com validade até julho de 2014. "Nós estamos devolvendo hoje oficialmente o Largo Coração de Jesus para a população, totalmente recuperado em uma parceria com a Porto Seguro, em um convênio já antigo que foi reestabelecido em proveito da comunidade aqui da Luz, um convênio que a municipalidade faz com muitas empresas em relação a outras praças da Cidade", afirmou Haddad.

Até o início do ano, quando começaram as intervenções da Prefeitura na região, o local estava degradado e era tomado pelas pessoas com dependência de crack, que viviam em barracos espalhados pelo seu entorno. O objetivo da reforma é dar aos moradores da região mais uma opção de lazer, um espaço de socialização de boas práticas, como esporte e cultura.

“Aqui nós instalamos junto à Prefeitura a base fixa da PM, que tem um sistema de câmeras, com 16 câmeras de vídeo no entorno, que vai ser ampliado para a região, um centro de controle e 24 policiais militares, que ficarão nessa base 24 horas por dia", disse o governador Geraldo Alckmin.

Também participaram da reinauguração o secretário estadual de Segurança Pública Fernando Grella Vieira, os secretários municipais Roberto Porto (Segurança Urbana), Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania) e Simão Pedro (Serviços), além do subprefeito da Sé, Alcides Amazonas.

Programa 'De Braços Abertos'

O programa da Prefeitura de São Paulo, iniciado em janeiro, oferece vagas em oito hotéis da região central, três refeições diárias, participação em uma frente de trabalho, duas horas de capacitação e renda de R$ 15 por dia. Aos finais de semana, todos os beneficiários têm ainda a oportunidade de participar de oficinas de arte, música e cultura, além de aulas de esporte.

Após a inauguração, Haddad andou pela região para verificar os equipamentos que oferecem assistência às pessoas com uso problemático de drogas. O prefeito visitou a sede da ONG parceira do Programa 'De Braços Abertos', Brasil Gigante, no Largo Coração de Jesus. Na tenda da Prefeitura, Haddad conversou com especialistas das áreas de assistência social e saúde para verificar as condições psicológicas dos beneficiários do programa.

"Nós não vamos admitir nenhum retrocesso aqui. Nós estamos colocando toda a força governamental, tenho certeza de que não falo só por mim, mas por toda a força governamental, para que a cada dia a situação esteja cada vez melhor", disse Haddad sobre a região da Luz.

Desde o início do programa, em meados de janeiro, até 31 de maio, os agentes de saúde realizaram mais de 24 mil atendimentos e abordagens na região, com 1.173 atendimentos médicos, 1.414 atendimentos pela equipe de saúde, 598 encaminhamentos para serviços de saúde, 8.241 abordagens realizadas nos hotéis pelos agentes, 1.659 abordagens na tenda da Prefeitura e outras 10.565 em meio ao fluxo, como é chamado o local de uso de drogas. Foram também realizados 137 tratamentos odontológicos e 158 ações coletivas de odontologia. Além desses atendimentos, 109 passaram por tratamento voluntário nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) da região.

Dados das equipes de saúde divulgados no acompanhamento de dois meses indicam a redução de 50% a 70% no consumo médio de crack, como consequência, entre outros fatores, do resgate social e de atividades que organizam a rotina diária.

Atualmente, 118 agentes da GCM atuam no âmbito do Programa 'De Braços Abertos' na região da Nova Luz, sendo 78 durante o dia e 40 no período noturno. O monitoramento da região é feito por 40 viaturas, sendo que a Unidade Móvel de Videomonitoramento (microônibus), duas viaturas e duas motos são do programa do governo federal 'Crack, é possível vencer'.

Ainda de acordo com a GCM, o número diário de pessoas que frequentam o fluxo de dependentes químicos varia de 90 a 180, de acordo com o horário. Desde o início do programa, a GCM já realizou 260 abordagens, com oito prisões por tráfico de entorpecentes e outras 6.260 abordagens sem quaisquer ocorrências.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, até 8 de maio, 429 pessoas, sendo 274 homens e 155 mulheres, estão cadastradas no programa. Deste total, 318 estão trabalhando nas atividades propostas pela Prefeitura. A maioria trabalha com varrição: 246 pessoas. Na Fábrica Verde, trabalham outras 54. Em repartições públicas, como nas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde ou na própria Prefeitura, trabalham 18. Um grupo de 60 pessoas está em acompanhamento para inserção no mercado de trabalho. Para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foram encaminhadas quatro pessoas.

Até o fim de abril, 16 beneficiários do programa retornaram para suas famílias, mas continuam em atendimento no Programa Operação Trabalho (POT). E outras 31 pessoas deixaram as atividades do programa. O levantamento mostra ainda que 12 crianças foram matriculadas em creches; 138 pessoas conseguiram tirar novos documentos e 18 foram levadas para atendimento na Defensoria Pública do Estado.


Fonte: SECOM

Fotos: Fernando Pereira/SECOM