Secretarias debatem novas propostas para o Programa 'De Braços Abertos' com entidades da sociedade civil

Na reunião, que aconteceu como resultado de encontro anterior realizado pelo prefeito Fernando Haddad com secretários, movimentos e especialistas, foram levantadas importantes sugestões, sobretudo no campo da cultura e da economia solidária

Diversas secretarias municipais se reuniram na tarde de segunda-feira, dia 26, com organizações da sociedade civil para debater novas propostas ao Programa 'De Braços Abertos'. Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); da Secretaria do Governo Municipal (SGM); da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE); da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Entre as entidades participantes, estavam o Centro de Convivência É de Lei, a Associação Inclui Mais, a Frente da Luta Antimanicomial, além de representantes sindicais e especialistas em geral.

Na reunião, que aconteceu como resultado de encontro anterior realizado pelo prefeito Fernando Haddad com secretários, movimentos e especialistas, foram levantadas importantes sugestões para as próximas etapas do 'De Braços Abertos', principalmente no campo da cultura e da economia solidária. Também entrou na pauta de debates o avanço em ações já implementadas, como de limpeza urbana e hortas.

Uma das sugestões para o campo econômico foi a criação de um programa de reciclagem vinculado ao 'De Braços Abertos', com o envolvimento de cooperativas. Já no campo da cultura, houve a proposta de abertura de um espaço de convivência para os beneficiários do Programa.

Lançado no dia 14 de janeiro, o ‘De Braços Abertos’ é um projeto intersecretarial que visa resgatar a dignidade das pessoas que viviam nos 147 barracos distribuídos entre as ruas Helvécia e Dino Bueno, na Luz, região central da Cidade, sem uso de violência ou da mera dispersão dos usuários do local, valorizando o apoio em tratamento e acompanhamento, com foco na reintegração dos indivíduos na sociedade. O Programa oferece vagas em hotéis, três refeições diárias, participação em uma frente de trabalho de varrição por quatro horas diárias, duas horas de capacitação e renda de R$ 15 por dia. Os beneficiários são acompanhados individualmente.